segunda-feira, 23 de abril de 2018

PRIMEIRO-MINISTRO GARANTE A FORMAÇÃO DO GOVERNO DE INCLUSÃO AINDA ESTA SEMANA

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, garantiu hoje, 23 de abril 2018, a formação do elenco governamental até esta sexta-feira, 27, contudo admitiu à imprensa a existência de “pontos de estrangulamento que estão a ser discutidos”.
 
A saída de uma audiência com o Chefe de Estado guineense, José Mario Vaz, Aristides Gomes explicou aos jornalistas que não entregou ainda a lista do elenco governamental ao Presidente da República. Gomes garante ainda que a apresentação do elenco governamental “não vai demorar”.
 
“As partes envolvidas no processo estão em discussão, sobretudo entre o Presidente da República e os partidos políticos com vista a obter consensos necessários porque o governo terá como a missão principal organizar as eleições legislativas. É necessário vai e vem entre os atores. Estamos a tratar a questão da estrutura do governo, brevemente vamos ter mais notícias”, assegurou.
 
Questionado se o Presidente da República terá exigido alguma pasta, Gomes escusou-se a responder, assegurando que de momento estão a ser discutidas questões globais, precisamente as relativas à estrutura governamental.
 
“Não vamos ter muitos problemas, as pastas estão a serem discutidas com base em negociações, todos os partidos irão participar no governo” espelhou.
 
Revelou ainda que o elenco governamental não terá muitos membros, no entanto, deixou garantias que o executivo será formado na base do ‘Acordo de Conacri’ e da ‘Adenda do Lomé’, que segundo ele, defende a formação de um governo de inclusão que exige o consenso entre as partes.
 
Solicitado a pronunciar-se sobre a crise da energia eléctrica que se regista nos últimos dias na capital Bissau, Aristides Gomes, reconheceu que o país depara com dificuldades, porém, promete fazer todo o esforço para constituir o governo que possa resolver os respectivos problemas.
 
“Sem governo, não se pode fazer nada”, justifica o novo Primeiro-Ministro.
 
 Por: Epifania Mendonça
Foto: E.M