segunda-feira, 23 de abril de 2018

GOVERNO GUINEENSE ASSINA ACORDO PARA FINANCIAMENTO DE FORMAÇÃO NO SETOR DO TURISMO

O Ministério do Turismo da Guiné-Bissau, o Instituto de Formação da CPLP e a empresa Jogos de Sorte assinaram hoje em Bissau um acordo para financiar a formação na área do turismo no país.

"A formação é um dos vetores fundamentais do desenvolvimento do turismo na Guiné-Bissau. Entendemos que o turismo não é só feito de sol e praia, é mais do que isso, motivo pelo qual estamos neste momento a inovar, sobretudo, na questão da formação", afirmou o diretor-geral para a Promoção e Investimento Turístico Hoteleiro, Manuel Alípio Silva.

Segundo o responsável, sem formação, a Guiné-Bissau não será "competitiva interna e externamente" e por isso a necessidade de criar parcerias internacionais.

"Esta aliança tripartida vai alavancar de forma considerável e visível o setor do turismo", acrescentou durante a cerimónia de assinatura do acordo, que decorreu numa unidade hoteleira de Bissau.

Para Laurentino Ferreira, presidente do Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (IF-CPLP), está resolvido o que faltava para arrancar a formação.

"Com a atribuição da licença de jogos, uma das obrigações sociais que a empresa tem é financiar o plano de formação. Portanto, aquilo que nos faltava está resolvido", disse, salientando que a formação vai abranger cerca de 500 pessoas.

O presidente da empresa Jogos de Sorte, Orlando Gomes, destacou que a visão da empresa é que o "jogo tem que ter forçosamente uma função social".

"Outras das nossas preocupações é a formação e capacitação dos recursos humanos da nossa empresa e do setor do turismo em geral. Neste âmbito, elegemos o Instituto de Formação da CPLP como parceiro", disse.

Fonte: Lusa, em https://www.dn.pt 
Fotos: internet