terça-feira, 17 de abril de 2018

ARISTIDES GOMES APELA AO “FIM DE TRANSIÇÕES” NA GUINÉ-BISSAU

Clique em ler mais para ver fotos da tomada de posse do novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes.

O novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes apelou aos atores políticos guineenses a colocarem um ‘fim’ nos governos ou períodos de transição e se entenderem com base na Constituição da República.
O novo Chefe de Executivo guineense falava na cerimónia da sua tomada de posse, na tarde desta segunda-feira, 16 de Abril de 2018. Gomes ressalvou que a eficacidade da sua missão dependerá primeiramente da colaboração que o Presidente da República, José Mário Vaz lhe manifestou, assim como da colaboração de toda classe política nacional.
Aristides Gomes agradece a confiança nele depositada para ser o ponto de equilíbrio entre as formações políticas nacionais, a sociedade civil e o Presidente da República. E pediu a colaboração de todos para poder conduzir da melhor forma possível o período que conduz o país às eleições legislativas.

“Eu serei um animador, na base dos princípios constitucionais estabelecidos e também das questões que orientaram o Acordo de Conacri”, nota Gomes. Lembrou ainda as dificuldades havidas para ultrapassar a crise política, enaltecendo igualmente o acordo alcançado em Lomé, capital togolesa. Neste particular, apelou ainda aos políticos no sentido de trabalharem para que o país não volte mais aos períodos de transição.
A tomada de posse de Aristides Gomes foi marcada por um ambiente de festa na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), onde ouvia-se gritos de alegria e palmas, sobretudo, quando a caravana de segurança que seguia o recém-empossado Primeiro-Ministro passava em frente da sede dos libertadores.
Por seu lado, o presidente do PAIGC dirigiu-se a pé da sede do seu partido até ao Palácio presidencial depois da chegada do nomeado Chefe do Executivo guineense, Aristides Gomes. Domingos Simões Pereira também foi acompanhado com salvas de palmas até pisar os pés no tapete vermelho da Presidência da Republica, com seu pseudônimo ‘Matchu’  a ser entoado pelos militantes e simpatizantes que se encontravam na sua sede.
Recorde-se que o ato de posse do novo Primeiro-Ministro, Aristides Gomes foi presenciado pelos corpos diplomáticos acreditados no país, assim como pelo presidente da Assembleia Nacional Popular (Cipriano Cassamá), presidente do Supremo Tribunal da Justiça (Paulo Sanhá), Procurador-Geral da República (Bacari Biai), presidente do Tribunal de Contas (Dionísio Cabi) e por chefias militares.
Aristides Gomes nomeado por Decreto Presidencial N.º06/2018 é o sétimo primeiro-ministro da nona legislatura [abril 2014 – 2018], substituindo assim no cargo governamental, o demitido pelo Decreto Presidencial N.°05/2018,  Artur Silva.
 
Por: Sene Camará
Foto: Marcelo Na Ritche


Tomada de posse do novo Primeiro-Ministro Dr. Aristides Gomes, que terá como missão a realização de eleições legislativas ainda este ano e constituir um Governo de inclusão.












 







Fotos: José Mário Vaz , Via facebook