quarta-feira, 25 de abril de 2018

POLÍTICOS SANCIONADOS ESTÃO FORA DO GOVERNO DE ARISTIDES GOMES ??

As figuras sancionadas, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), não farão parte do próximo Governo liderado por Aristides Gomes, revelou o Secretário-Geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira.
 
A ausência de políticos sancionados no próximo elenco governamental, foi confirmada por Mendes Pereira à saída, ontem a noite, de uma audiência com a missão ministerial da CEDEAO, que se encontra no país para acompanhar a evolução da implementação do “Acordo Conacri” e adenda de Lomé.
 
O Partido da Renovação Social diz ter ultrapassado todos os “pontos de constrangimentos” e aguarda, apenas, pela assinatura do ‘Pacto de Estabilidade’ negociado em Lomé, capital togolesa, aquando da cimeira extraordinária dos chefes de Estado da comunidade oeste africana.

Mendes Pereira revela ainda que as negociações prosseguem-se com a delegação ministerial da CEDEAO. Afirmou que os renovadores detém nove pastas num Executivo de 26 pastas. Recusou que da parte do PRS alguns ministérios teriam sido motivo de obstáculo na formação do Governo, acrescentando que há muitas partes envolvidas no processo, ressalvando que os renovadores só respondem por si mesmo.
 
Numa negociação inconclusiva que durou algumas horas, chegou a um dado momento em que delegação da CEDEAO interrompeu os trabalhos num dos hotéis da capital Bissau, para ir ao encontro do Presidente da República José Mário Vaz, donde voltaram cerca de uma hora depois, para prosseguir com as negociações com as delegações de PAIGC e PRS.
 
O primeiro-ministro Aristides Gomes estava num gabinete ao lado, acompanhando a evolução das negociações. A saída do hotel depois do fim da sessão negocial, não prestou qualquer declaração à imprensa.
 
O líder do PAIGC estava presente no hotel, chefiando uma delegação de quatro pessoas, mas não proferiu declarações à imprensa.
 
Por: Sene CAMARÁ
odemocratagb.com