quinta-feira, 7 de junho de 2018

GOVERNO GUINEENSE VAI DEMITIR OS RESPONSÁVEIS DA ARN E A EAGB

O executivo da Guiné-Bissau, vai demitir nos próximos meses os responsáveis da Autoridade Reguladora Nacional das Telecomunicação (ARN) e da Empresa da Água e Electricidade da Guiné-Bissau.

A garantia foi dada esta quarta-feira (06.06), pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, numa entrevista a RDP-África, em Portugal. O líder do governo guineense adiantou ainda que em breve vão ser lançados concursos públicos para os cargos diretivos das duas empresas estatais.

“Nós temos que tomar medidas a partir das auditorias feitas e já temos uma via a seguir que acordamos com o Banco Mundial em como é preciso introduzir novas formas de gestão com a participação do Banco Mundial na EAGB”, explicou Gomes.
Gomes, avança também que neste momento o executivo está a preparar uma auditoria sobre a utilização de combustível e introduzir novos administradores no Conselho da Administração da EAGB e ARN.

Nesta entrevista a RDP-África, o líder do governo, anunciou que o executivo vai iniciar novas negociações com outras empresas para mudar a maneira de produzir a energia na Guiné-Bissau.

“Vamos iniciar as novas negociações com outras empresas mudando a maneira de produzir a energia para única empresa da água e eletricidade, nós vamos negociar com algumas empresas que possam produzir combustível não na base do combustível atual, que gasóleo”, referiu Gomes.

Segundo indicações de Gomes, os responsáveis das duas empresas estatais devem ser demitidos a partir do mês de Setembro do ano em curso.

De referir que um relatório do Tribunal de Contas divulgado em Março, apontava para “graves irregularidades na gestão” de várias empresas e instituições públicas guineenses, entre as quais a ARN e a EAGB.

Por: Alison Cabral

Fonte: RDP-AFRICA em http://www.radiojovem.info