quinta-feira, 30 de abril de 2015

CÔTE D'IVOIRE:GBAGBO DECLARADO "PRESIDENTE" DO SEU PARTIDO PELOS APOIANTES

Mama - O ex-chefe de Estado ivoiriense, Laurent Gbagbo, detido pelo Tribunal penal internacional, foi declarado hoje (quinta-feira), em Mama, "presidente" do seu partido por um milhão de militantes, um exercício considerado sem valor pela direcção dessa formação política em plena crise, noticiou a AFP.
 
Os seus simpatizantes deslocaram-se à Mama, aldeia natal de Gbagbo no oeste do país, para uma cerimónia de "investidura" do seu líder na chefia da Frente popular ivoiriense (FPI). Trata-se do primeiro episódio em data da crise que assola a principal formação política da oposição.
 
"Camaradas, acabais de investir Laurent Gbagbo como presidente da Frente popular ivoiriense", aclamou Sébastien Dano Djédjé, um próximo do chefe de Estado, desde a destruição da sua casa, pilhada durante a crise pós-leitoral de 2010-2011.
A FPI está dividida em duas alas.
 
A primeira pretende concorrer às presidenciais de Outubro com Pascal Affi N'guessan, que afirma que a FPI a vai designar candidato para defrontar Alassane Outtara, durante o escrutínio chave para a estabilização do país.    
           
Mas, a outra ala se recusa a tal cenário e faz da libertação de Gbagbo "o coração da estratégia de luta do partido".