segunda-feira, 27 de abril de 2015

BURUNDI: TERCEIRO MANDATO DE PRESIDENTE CESSANTE PROVOCA VIOLENTOS CONFRONTOS

Resultado de imagem para Pierre Nkurunziza
Bujumbura - Actos de violência eclodiram domingo em vários bairros da cidade de Bujumbura entre elementos da Polícia Anti-Motim e manifestantes furiosos contra a candidatura do Presidente burundês cessante, Pierre Nkurunziza(Foto superior), constatou-se na capital burundesa.
 
Manifestações de rua foram reivindicadas e assumidas por várias organizações da sociedade civil envolvidas numa campanha chamada “ Não ao Terceiro Mandato” do Presidente Pierre Nkurunziza, com como pano de fundo "a não violência activa".

Gases lacrimogéneos e pneus queimados bem como jactos de pedras são de facto o ambiente de domingo último, particularmente tenso na cidade de Bujumbura, a que a Polícia Anti-Motim e os manifestantes recorreram durante os confrontos que resultaram em danos humanos e materiais por especificar.

 O clima de tensão propagou-se à sede da Rádio Pública Africana Independente (RPA) onde os ministros do Interior, Edouard Nduwimana, da Segurança Pública, Gabriel Nizigama, e da Comunicação, Tharcisse Nkesabahizi, vieram com polícias para forçarem o encerramento desta rádio independente mais ouvida do país, com um mandato do Ministério Público da República acusando-a de "propaganda dum movimento insurrecional".

O presidente da Associação Burundesa dos Radiodifusores (ABR), Patrick Nduwimana,  condenou energeticamente uma "violação grave e inédita da liberdade de expressão e de imprensa".

Segundo Nduwimanam, programas de algumas rádios independentes foram igualmente cortados para impedir a retransmissão em directo das manifestações de rua em Bujumbura e no interior do país.

 Organizações da sociedade civil receberam o apoio dos partidos políticos da oposição que também não caucionam o terceiro mandato presidencial de Pierre Nkurunziza.

Actividades socioeconómicas ficaram de repente paralisadas por esta turbilhão em Bujumbura para o qual os residentes já estavam preparados pois eles já tinham constituído stoks de consumo de casa, nomeadamente alimentos e outros produtos de primeira necessidade.

 Porém, outros cidadãos da capital e do interior do país preferiram proteger-se das violências pré-eleitorais refugiando-se momentaneamente nos países vizinhos, como o Rwanda, a República Democrática do Congo e a Tanzânia.

De facto, sábado último, a candidatura de Pierre Nkurunziza foi oficializada com vista a um terceiro mandato presidencial por um congresso extraordinário do seu partido, o Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD), provocando este cataclismo em Bujumbura e no interior do país. Fonte: Aqui