Um total de 697 casos de meningite e 75 mortes foram registados no Níger, representando uma taxa de letalidade de 10,3%, anunciou esta quinta-feira o ministro nigerino da Saúde Pública, Mano Aghali.
«A epidemia de meningite que gerimos atualmente deve-se a várias células, como a célula W135, a célula C e a célula de pneumococo», sublinhou o ministro da Saúde durante um briefing com a imprensa. Aghali tranquilizou a população, afirmando que a situação está a ser acompanhada de perto e que os pacientes são tratados gratuitamente nos centros riados para o efeito – no bairro Lazaret, para a cidade de Niamey, e nas aldeias de Maikalgo, para Dogon Doutchi, e de KaraKara, para Gaya, na região de Dosso.
Mano Aghali lembrou os comportamentos que devem ser cumpridos pelas populações nesta situação, com vista a evitar a meningite, vacinando as crianças a partir dos 2 anos de idade. Relativamente ao sarampo, todos os distritos sanitários que enfrentam a epidemia receberam a vacina e a situação está sob controlo, segundo o ministro da Saúde. Fonte: Aqui