quarta-feira, 22 de abril de 2015

CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO ABREM CONFERÊNCIA ÁSIA-ÁFRICA EM JACARTA


Banguecoque, 22 abr (Lusa) -- Chefes de Estado e de Governo e delegados de 105 países assistiram hoje à abertura da Conferência Ásia-África, que se realiza na capital da Indonésia.
 
O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, recordou, no discurso inaugural, no Centro de Convenções de Jacarta, a primeira reunião celebrada em Bandung em 1955, assinalando que a Ásia e a África ainda têm muitos desafios por superar, segundo uma nota de imprensa da sua intervenção.
 
O Presidente da Indonésia, que quer que seja emitida uma declaração política no final do encontro, chamou a atenção para a situação na Palestina e pediu aos participantes a formação de uma nova estrutura económica adequada para a luta que ambos os continentes travam pela estabilidade e igualdade.
 
A conferência em Jacarta ficou marcada por duas ausências de última hora: a do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que cancelou a ida devido à crise de xenofobia no seu país, e a do Presidente do Sudão, Omar Hassan Al-Bashir, alvo de um mandado de detenção emitida pelo Tribunal Penal Internacional.
Além dos 105 países presentes, participam representações de 15 nações na qualidade de observadores e de 17 organizações internacionais.
 
Esta cimeira, que se prolonga até quinta-feira, foi precedida, desde o dia 19, de reuniões de altos funcionários e, depois, de ministros, tendo também sido realizado um fórum empresarial.
 
O comércio entre Ásia e África cresceu de 2.800 milhões de dólares (2.625 milhões de euros) registados em 1990 para 270.000 milhões (253.000) em 2012.
 
"Chegou o momento de impulsionar a cooperação económica mútua, especialmente em comércio e investimento", destacou, na terça-feira, Widodo, durante o Fórum Empresarial Ásia-África, em Jacarta.
 
O Presidente indonésio apontou então os setores da energia e infraestruturas como os mais promissores entre os dois continentes.
 
Na sexta-feira realiza-se em Bandung, a 153 quilómetros a sudeste de Jacarta, uma cerimónia comemorativa do 60.º aniversário da Conferência de 1955, considerada como fundadora do movimento dos Não-Alinhados.

DM // JPS - foto Pedro Parente
IN PG