quinta-feira, 30 de abril de 2015

MINISTÉRIO DA SAÚDE DA GUINÉ-BISSAU DESMENTE SUSPEITAS DE ÉBOLA NO PAÍS

null
O diretor-geral de Saúde da Guiné-Bissau, Nicolau Almeida, desmentiu hoje a existência de casos suspeitos de Ébola no país, concretamente na região de Tombali, que faz fronteira com a Guiné-Conacri.
 
"Dadas as informações que estão a ser veiculadas sobre a existência de casos da doença pelo vírus Ébola na Guiné-Bissau (...), o Ministério da Saúde Pública informa que, até à data, não existe nenhum caso confirmado ou suspeito da doença no país", declarou Nicolau Almeida em conferência de imprensa, em Bissau.
 
O responsável reconheceu ser "fundamental manter os níveis de prevenção" e pediu o reforço dos "níveis de prevenção e de higiene".
 
Na última semana, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Guiné-Bissau, Ayigan Koffi, afirmou ter a sensação de que existe "um certo relaxamento" em termos de medidas de prevenção do vírus Ébola no país, referindo que em certos locais públicos já não há baldes de água para a lavagem das mãos e se existirem esses dispositivos a população nem sequer se dá ao trabalho de os utilizar.
 
Afirmou ainda que em certos casos há baldes com água, mas já não existe lixivia nem sabão para a lavagem das mãos.
 
O diretor-geral de promoção da Saúde guineense não comentou as afirmações do representante da OMS.
 
MB // JMR
Lusa/Fim