quinta-feira, 30 de abril de 2015

PRINCIPAL PARTIDO DA OPOSIÇÃO DO TOGO CONTESTA VITÓRIA DE GNASSINGBÉ

O principal partido da oposição do Togo rejeitou esta quarta-feira, em Lomé, os resultados oficiais das presidenciais que deram a vitória ao Presidente cessante, Faure Gnassingbé, denunciando «fraudes eleitorais».
 
Apelando à mobilização, o CAP 2015 reivindica a vitória para o seu candidato, Jean-Pierre Fabre, creditado com 34,95% dos votos pela comissão eleitoral, contra 58,75% do presidente Gnassingbé.
 
A Comissão Eleitoral Independente (CENI) anunciou terça-feira que Gnassingbé foi reeleito nas presidenciais de sábado segundo «os resultados provisórios», sob reserva de confirmação desses resultados pelo Tribunal Constitucional.
 
«O CAP 2015 e o seu candidato Jean-Pierre Fabre rejeitam categoricamente os resultados fraudulentos, que nada têm a ver com os compilados a partir dos processos verbais recolhidos junto dos seus representantes nas assembleias de voto», declarou Patrick Lawson-Banku, o diretor de campanha desta coligação, durante uma conferência de imprensa.
 
«O CAP 2015 congratula-se com a vitória do seu candidato, Jean-Pierre Fabre, face à injustiça, à arbitrariedade e à fraude eleitoral e perante todos os atores sociopolíticos que se comprometeram relativamente a colocar em causa os interesses das populações togolesas», acrescentou.  
Lawson-Banku apelou «às populações (...) para se mobilizarem massivamente e para por todos os meios legais fazerem derrotar este novo golpe de força». Fonte: Aqui