Os números referentes aos suicídios podem pecar por defeito já que nem sempre é possível apurar as causas de morte.
Em 2014, registaram-se em Portugal 1074 casos de suicídio. Já nas estradas portuguesas, 480 pessoas perderam a vida em acidentes rodoviários.
Os números adiantados pelo Jornal de Notícias são do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e dão conta do facto de, em média, três portugueses por dia decidirem por termo à vida. Ainda assim, admite-se que os números reais possam ser superiores.
Explica o mesmo jornal que os antidepressivos estarão a contribuir para evitar estatísticas piores mas que a subnotificação de casos é uma questão praticamente inevitável, já que há casos em que é difícil definir ao certo a causa de uma morte. Em 2014, por exemplo, o mesmo instituto registou 304 casos em que a causa ficou por identificar.
Os números registados de suicídios têm-se mantido mais ou menos constantes nos últimos anos. Em, 2013, por exemplo, registaram-se 1123, por comparação com os 637 casos registados de mortes nas estradas. Em 2012, o número de suicídios registados foi de 1057.
Notícias ao Minuto IN PG