“O Democrata” elegeu como figura da semana o futebolista luso-guineense, José Gomes (Zé Golo), por ter marcado sete golos na competição do EURO dos Sub -17, que decorreu em Azerbaijão.
O menino de Bissau que representa a seleção portuguesa, pertence ao Sport Lisboa e Benfica. Os sete golos marcados no Azerbaijão pelo luso-guineense tornaram-no o melhor marcador de sempre da competição (EURO), naquela categoria.
O jogador do Benfica faturou em quatro dos cinco jogos que realizou como titular. Apenas não marcou na vitória de Portugal sobre a Espanha, na final, após desempate por grandes penalidades.
Gomes ultrapassou o espanhol Paco Alcácer como melhor marcador de sempre na história da competição, precisamente graças aos três golos marcados à Áustria, que perdeu por 5-0. O jovem nascido na Guiné-Bissau elevou para 12 o número de golos na campanha, e 16 no total.
JOSE GOMES FOI O MELHOR DO EUROPEU SUB-17
Além do prémio de melhor marcador do último campeonato da Europa, o avançado do Benfica foi eleito também como melhor jogador do torneio, recebendo o troféu Golden Player, informou O Jogo.
De acordo com o mesmo joirnal desportivo luso, José Gomes, jogador do Benfica, foi eleito pela UEFA como melhor jogador do Europeu de Sub-17 que se disputou no Azerbaijão. O avançado, que já recebera o prémio de melhor marcador da fase final da competição, que Portugal venceu (sete golos apontados), foi também agraciado esta quinta-feira com o troféu Golden Player do
BIOGRAFIA
José Gomes nasceu no dia 8 de Abril de 1999 em Bissau. Foi descoberto em Bissau pelo empresário Vital Sauane, que o apresentou ao Benfica de Portugal e que garantiu a sua contratação, quando tinha apenas 13 anos de idade. O menino de Bissau vive há pouco mais de três anos em Lisboa.
A sua capacidade goleadora tem chamado a atenção dos dirigentes do Clube da Luz. O ponta-de-lança ainda é juvenil (sub-17). Regularmente é chamado para a camada dos juniores.
Viajou no início da época 2013/2014 para Lisboa, ficando a viver na Academia do Seixal, onde ainda habita. Apesar da mudança completa do ambiente, o jovem avançado teve de imediato um enorme impacto na formação encarnada. A prova são os golos apontados na categoria de iniciados, somando 25 golos na primeira época e 22 na segunda, em apenas 17 jogos, ajudando o Benfica a garantir o título nacional. Jogou 29 jogos nesta época (2015/2016) e marcou 26 golos na sua conta pessoal, isto é no clube e na seleção. Zé Golo saiu como melhor marcador do torneio da UEFA na categoria de sub-17, onde apontou sete golos em cinco jogos.
Por: Sene Camará
Fonte: odemocratagb.com