segunda-feira, 16 de maio de 2016

GÂMBIA:NEGOCIAÇÕES COM SENEGAL SOBRE FRONTEIRA COMUM CONHECEM UM IMPASSE

Dakar - A Gâmbia e o Senegal continuam mergulhados num impasse, durante a primeira de uma série de negociações domingo, em Dakar, com vista a resolução do diferendo fronteiriço que paralisa os dois países há três meses, soube-se esta segunda-feira, junto de um conselheiro do ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, noticiou a AFP.
 
O conselheiro assegurou que as discussões retomariam nos próximos dois meses.
 
"A próxima reunião será em Julho", disse o responsável, numa altura em que os dois países começam a sentir a falta de alguns produtos de consumo corrente.
 
No domingo em Dakar, a ministra gambiana dos Negócios Estrangeiros Neneh Mc Doual-Geye, encontrou-se durante algumas horas com o seu homólogo senegalês, Mankeur Ndiaye, para tentar encontrar uma solução ao bloqueio imposto pelos transportadores senegaleses desde meados de Fevereiro.    
 
Estes últimos bloqueram a fronteira com à Gâmbia, um pequeno país encravado no Senegal, afim de obter as melhores condições para atravessar esse território.
 
Os sindicatos dos transportadores senegaleses indicaram recentemente que não levantaria o bloqueio enquanto não obterem as garantias sobre a abertura em permanência da fronteira, encerrada diariamente das 19h00 locais às 07h00, bem como os progressos significativos no projecto da construção de uma ponte sobre o rio Gâmbia, ao longo da qual serpenteia o território. Essa ponte evitaria aos Senegaleses a percorrer centenas de quilómetros para viajar entre o sul e o norte do Senegal.
 
No domingo, as negociações conheceram o impasse justamente por esse último ponto:
"Vamos consultar os nossos peritos sobre a questão da ponte", explicou o conselheiro senegalês, assegurando que Dakar iria "trabalhar com" os transportadores rodoviários "para abrir à fronteira ao tráfego".
 
Antes da abertura das discussões domingo, a chefe da diplomacia gambiana McDouall-Geye, disse aos jornalistas que o projecto da ponte - uma obra  que deveria terminar em 2017, mas cujas obras estão atrasadas desde dezenas de anos - era inaceitável ao seu governo.
 
A Gâmbia é um pequeno país encravado no Senegal, a excepção de um acesso ao mar no embocadouro do rio Gâmbia. O país é muito dependente do seu vizinho senegalês para à passagem das suas importações, nomeadamente o petróleo.  
 
Fonte: Aqui