Trovoada é um dos padrinhos do moço de recados(DSP) . Bô mininu di mandado i kai toki rola, pa riba más pa ki lugar di 1º ministro só si na terra di banana. Guiné kila muda!
São Tomé - O antigo representante do secretário-geral das Nações Unidas e chefe do Gabinete Integrado da ONU para a consolidação da paz na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, defendeu nesta sexta-feira um governo de unidade nacional como solução para a crise política na Guiné-Bissau.
No seu entender, é preciso, primeiro, ultrapassar a crise interna no seio do partido do governo na Guiné-Bissau.
"Eu penso que se ultrapassar essa situação, será possível talvez encontrar um primeiro-ministro mais consensual, um governo talvez também mais abrangente, retornando à fórmula de governo de Domingos Simões Pereira que incluía todas as forças com assento parlamentar", disse Miguel Trovoada.
Miguel Trovoada regressou quinta-feira ao seu país, São Tomé e Príncipe, depois de dois anos como representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e chefe do Gabinete Integrado da ONU para a consolidação da paz na Guiné-Bissau.
Sublinhou que a estabilidade na Guiné-Bissau deve passar primeiro por uma reconciliação no seio do actual partido maioritário, Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau (PAIGC) e cedências entre os membros desavindos.
Sublinhou ser necessário que no seio do PAIGC haja uma reconciliação, que uns e outros reconheçam que há cedências a fazer e que encontrem de novo aquela união que fez com eles pudessem ir as eleições, onde obtiveram a maioria absoluta.
Para isso, considera imperioso que uns e outros sentem a volta de uma mesa, ladeados por pessoas do PAIGC, guineense e não só que possam concorrer para que se possa encontrar uma base entendimento entre as forças políticas.
Fonte: Aqui