segunda-feira, 16 de maio de 2016

DEPUTADO IDELFRIDES GOMES FERNANDES MORRE VÍTIMA DE DOENÇA


O ex-secretário de Estado das Comunidades e da Cooperação Internacional, Idelfrides Gomes Fernandes morreu hoje em Bissau, vítima de uma doença. De acordo com as informações apuradas, o deputado da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) sucumbiu a uma crise ontem, 15 de Maio, e acabou por falecer hoje em Bissau por volta de 12 horas.
De referir que o malogrado fora detido pela justiça guineense no âmbito de um processo de investigação criminal sobre venda de passaportes do país a cidadãos chineses. Durante várias horas em detenção à ordem do Ministério Público, Fernandes foi libertado mediante medida de apresentação periódica no tribunal e pagamento de uma caução monetária.

O processo judicial custou ao malogrado um posto no governo dirigido pelo engenheiro Carlos Correia, demitido a 12 de Maio por um decreto presidencial.
PERCURSO DE IDELFRIDES MANUEL GOMES FERNANDES
Nasceu no dia 26 de Dezembro de 1963. Militante e dirigente do PAIGC, foi eleito nas últimas eleições legislativas deputado da Nação. Era igualmente membro do Bureau Político e do Comité Central do partido.
O malogrado formou-se em Agronomia no Instituto Superior de Agronomia em Krenadar (Ex-Rússia), em 1991. Em 1994, foi Director de Património e Aprovisionamento do Ministério de Desenvolvimento Rural e Agricultura.
Em 2004, foi presidente do Instituto de Apoio ao Migrante no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades. Em 2008, foi eleito deputado no círculo eleitoral 24. Em 2012, foi nomeado Secretário de Estado das Comunidades no Governo de Transição.

Por: Redação