segunda-feira, 23 de maio de 2016

MOÇAMBIQUE: ACADÉMICO E COMENTADOR DA STV JOSÉ JAIME MACUANE SOFRE ATENTADO

O comentador do programa Pontos de Vista, transmitido aos domingos pela Stv, José Jaime Macuane(na foto), foi baleado esta manhã nas duas pernas e está neste momento internado no Hospital Privado, na Cidade de Maputo.

A informação já foi confirmada pela unidade hospitalar. Até aqui são desconhecidos os detalhes da ocorrência.

Politólogo e professor universitário na Universidade Eduardo Mondlane, José Jaime Macuane é comentador do Pontos de Vista, um programa que discute os temas na ordem do dia, principalmente política e economia. http://opais.sapo.mz

Reação da Renamo
mediaA Renamo, principal partido da oposição em moçambique condenou ao atentado contra o analista político e académico Jaime José Macuana ocorrido na manhã desta segunda-feira em Marracuene, província de Maputo.

Para a oposição, o baleamento do painelista residente do programa “Pontos de Vista”da televisão privada STV que se encontra internado no Hospital Privado de Maputo e com o estado reservado, é uma clara tentativa de silenciar vozes que questionam à actuação do governo; "é extremamente grave que a intolerância política neste país resulte em sequestro, espancamento, baleamento"

Ne mesma conferência de imprensa, Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo reagiu com satisfação à convocação pela comissão permanente da Assembleia da República de uma sessão extraordinária do Parlamento para discutir, na presença do governo, o polémico caso do endividamento público.

"Reiteramos o nosso compromisso, em nome dos cerca de 25 milhões de moçambicanos de exigir do governo da Frelimo todos os esclarecimentos necessários", defendeu Ivone Soares.
A sessão extraordinária está assim agendada para os dias oito e nove de Junho próximo como relata o nosso correspondente em Maputo, Orfeu Lisboa. RFI