quinta-feira, 26 de maio de 2016

MORREU CANTORA CAMARONESA ANNE-MARIE NZIÉ

https://www.youtube.com/watch?v=MyMETpM-g9c
Pode recordar a canção Liberté clicando na imagem
 
A popular cantora camaronesa Anne-Marie Nzié, conhecida como «a voz de ouro dos Camarões», morreu, em Yaoundé, aos 84 anos, após mais de 60 de carreira.

A cantora morreu na tarde de terça-feira no hospital central de Yaoundé, onde tinha sido internada há dez dias, informou a Cameroon Radio Television (CRTV).
 
Nascida em 1932, na aldeia de Lolodorf, no sul dos Camarões, Anne-Marie Nzié era considerada a decana da música camaronesa, totalizando mais de 60 anos de carreira. Era conhecida como «a voz de ouro dos Camarões», uma menção aliás escrita num carro que lhe foi oferecido pelas autoridades camaronesas.

Anne-Marie Nzié «não era a voz de ouro mas a voz de diamante», disse à CRTV o célebre saxofonista camaronês Manu Dibango. «Ela era única. Guardou a sua voz até ao fim. Foi uma guardiã do tempo», acrescentou.
 
Nzié interpretou várias canções de sucesso, entre elas Liberté, editada em 1984. Essa música foi um grito de apelo à liberdade usado durante comícios políticos pelos opositores a Paul Biya, que pediam uma abertura democrática no país no final dos anos 80 – mas a cantora nunca concordou com o uso político que era dado à sua obra.
 
Anne-Marie Nzié não era vista em público há meses.
 
Pode recordar Liberté clicando na imagem acima. Fonte:Aqui