quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CÁRITAS GUINÉ-BISSAU DEFENDE LEGISLAÇÃO DA MEDICINA TRADICIONAL

Radio Sol Mansi, 31 Ago, 2016 - O médico e igualmente um dos fundadores da Cáritas Guiné-Bissau, Padre Alberto Zamberletti, a medicina tradicional é uma questão importante que deve ser abordada pelas autoridades nacionais, no entanto, é urgente a regulamentação desta área.
 
Para padre Alberto Zamberletti, que falava em exclusivo á Rádio Sol Mansi (RSM), a margem de a abertura oficial do dia africanos da medicina tradicional este ano sob o lema: “Regulamentar os Produtos da Medicina Tradicional em África”, defende que a cada 31 de Agosto, dia africano da medicina tradicional, deve ser recomendado os esforços comuns na conservação da natureza porque dois terços da medicina moderna vem da terra.

HIGIENE/SANEAMENTO: “CERCA DE 20 POR CENTO DA POPULAÇÃO GUINEENSE AINDA DEFECA AO AR LIVRE”, DIZ UNICEF

Bissau, 31 Ago. 16 (ANG) – A representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), afirmou hoje que pelo menos 18 por cento da população da Guiné-Bissau ainda defeca ao céu aberto, apesar de avanços consideráveis obtidos no combate a esta pratica. 
 
Cristina Brugiolo fez estás declarações na abertura do Workshop sobre eliminação de defecação ao céu aberto que hoje teve inicio e é organizado pelo Ministério dos Recursos Naturais.
 
O evento que termina quinta-feira tem como objectivo a mudança do comportamento das comunidades rurais do país proporcionando-os momentos de reflexão através da auto avaliação.
 
“Desde o início desta abordagem em 2010, mais de 36.000 famílias representando 1.170 localidades, já abandonaram esta prática, sobretudo devido à construção de mais de 22.000 latrinas “ acrescentou a representante do UNICEF referindo-se aos dados colectado em 2014.

COMISSÃO PERMANENTE DE ANP CHUMBA REQUERIMENTO QUE CONVOCA SESSÃO PLENÁRIA PARA OS DIAS 1 E 2 DE SETEMBRO

Radio Sol Mansi, 31 Ago, 2016 - O vice líder da bancada parlamentar do PAIGC garantiu esta quarta-feira que não haverá sessão plenária para discussão e aprovação do programa do governo inicialmente agendado para os dias 1 e 2 de Setembro.
 
A decisão vem na sequência do chumbo do requerimento apresentado na semana passada pelos deputados do PRS e os 15 expulsos do PAIGC, conforme explica João Seidiba Sane. “ O requerimento não reuniu requisitos necessários pelo que foi chumbado pela Comissão Permanente. Sendo assim não haverá sessão extraordinária sobre esta matéria. Se o requerimento foi chumbado que propunha a reunião para 1 e 2 de Setembro é porque não há reunião porque o presidente de ANP convoca sessões só quando tiver a aprovação da agenda pela Comissão Permanente o que não foi o caso”, sublinhou.

Editorial: PAÍS EXIGE A DEMISSÃO EM BLOCO DE ELEMNTOS DO COMITÉ OLÍMPICO!

image
Fonte: odemocratagb.com

A tamanha desorganização do Estado guineense associada à corrupção estenderam-se a todos os sectores da vida social do país. Não há sector imune a estes dois fenómenos cultivados pelos “senhores políticos”, mestres da desordem. A desorganização das autoridades desportivas aliada à incompetência do Comité Olímpico marcou negativamente a participação dos cinco “Guerrilheiros” guineenses nos Jogos Olímpicos do Rio’ 2016 (Brasil).
Não podemos culpar os nossos atletas pelas más exibições no Rio’2016, se tomarmos em conta as dificuldades por que passaram para participar naquele que é considerado o maior evento desportivo e cultural do mundo. A verdade é que não podemos também contentar-nos com as suas péssimas prestações porque havia a possibilidade de conseguirmos medalhas nas modalidades do judo, da luta livre e ter uma boa apresentação na modalidade do atletismo e quiçá obter uma medalha.

CRISE POLÍTICA: PJRT-PFD EXORTA PARLAMENTO À CONVOCAR SESSÃO PLENÁRIA PARA DISCUTIR PROGRAMA DO GOVERNO

Bissau, 31 Ago 16 (ANG) – O Partido para Justiça, Reconciliação e Trabalho (PJRT-PFD) apela a Mesa da Assembleia Nacional Popular (Parlamento) e a sua Comissão Permanente a convocação “urgente” duma sessão plenária para discutir e votar o Programa do actual governo.
Em nota à imprensa desta formação política à que a ANG teve acesso hoje, esta mais recente formação política criado na Guiné-Bissau defende que os políticos inseridos neste processo devem “zelar pelo interesse da Nação e não pelo interesse pessoal”.
 
Ao Presidente da República, o PJRT-PFD apela uma magistratura de influência na procura da solução “imediata” para esta crise política que assola o país há mais de um ano.
 
O Partido liderado por Malam Nancó pede ao povo guineense para  se manter calma e serena, observando o evoluir da crise que, segundo esta formação política, é “imposta pelo PAIGC”, para  tirar ilações na escolha futura dos seus governantes, nas próximas eleições.
 
O Partido para Justiça, Reconciliação e Trabalho exorta a Comunidade Internacional e outros parceiros, no sentido de continuarem a apoiar o povo guineense”.
 
A Comissão Permanente do Parlamento guineense reúne esta quarta-feira para uma eventual marcação duma sessão plenária extraordinária entre os dias um e dois do setembro deste ano.

ANG/QC/SG

PAIGC E PRS CONTINUAM SEM ACORDO

O PRS DEVE PÔR UM PONTO FINAL NESSA PALHAÇADA!
Os dois principais partidos no Parlamento guineense, PAIGC e PRS, mostraram-se hoje divergentes quanto a fórmula para tirar o país da crise política em que se encontra há mais de um ano, depois de mais uma ronda de conversações. 
 
As duas formações reuniram-se hoje, na segunda ronda negocial, mas à saída do encontro, Manuel dos Santos do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e Carlitos Barai do PRS (Partido da Renovação Social) mostraram-se distantes quanto as conclusões.
 
Enquanto Manuel dos Santos apontava para avanços nas negociações, tendo em vista a formação de "um Governo sério", liderado por um primeiro-ministro que não seja o atual, Carlitos Barai fazia notar que "persistem as divergências" sobre os pontos em agenda. 
 
"Cada partido continua a ter a sua interpretação sobre a crise, de modo que não é por agora que vamos ter um acordo", sublinhou Carlitos Barai, que prefere falar em conversações solicitadas pelo PAIGC. 
 
Segundo Barai, o PAIGC indicou três pontos para as conversações: Princípios e regras para uma sã convivência democrática entre os dois partidos, causas do bloqueio no Parlamento e como salvar a atual legislatura. 
 
O dirigente do PRS disse serem divergentes as opiniões dos dois partidos sobre os três pontos, pelo que a comissão que toma parte nas conversações vai ter que pedir a anuência da direção do partido sobre a necessidade da continuar ou com as conversações com o PAIGC. 
 
Manuel dos Santos, por seu lado, defende serem negociações com o PRS visando essencialmente a formação de um novo Governo de consenso entre os dois partidos. 
 
Admitiu que se registaram avanços significativos nas negociações com os renovadores embora ressalve que ainda não se pode falar no entendimento que possa levar a assinatura de um acordo para a criação de "um Governo a sério para dirigir o país". 
 
"Se for possível vamos chegar a um acordo, mas se não for possível, olha", frisou Manuel dos Santos, que coloca de parte qualquer possibilidade de o próximo governo a ser formado, a partir do entendimento entre dois partidos, ser liderado por um dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 
 
O atual Governo guineense é chefiado por Baciro Djá, um dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 
 
Conforme a agenda das conversações, os dois partidos devem voltar encontrar-se na sexta-feira, mas Carlitos Barai do PRS, condicionou a reunião com a decisão a ser tomada pela comissão política do seu partido. 
 
Rispito.com/Lusa, 30-08-2016

BRASIL REITERA APOIO À GUINÉ-BISSAU APÓS REUNIÃO NO CONSELHO DE SEGURANÇA

Embaixador António Patriota disse à Rádio ONU que o país africano de língua portuguesa pode contar com o compromisso brasileiro; nação sul-americana lidera configuração de paz para a Guiné dentro de Comissão da ONU.
 
Mônica Grayley, da Rádio ONU.
 
A Guiné-Bissau pode seguir contando com o apoio do Brasil para atravessar o impasse político que está vivendo, há quase um ano, após a demissão do governo do primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

CPLP E GUINÉ-BISSAU PREOCUPADOS COM SAÍDA DA MISSÃO DA ONU DO PAÍS

Lusa, 30 Ago, 2016 - Os representantes da Guiné-Bissau e da CPLP disseram hoje no Conselho de Segurança, em Nova Iorque, estar preocupados com a eventual saída da ONU no final do mandato que termina em fevereiro de 2017.
 
"Estamos muito preocupados com a notícia de que depois deste ano a missão vai deixar a Guiné-Bissau", disse a diplomata Maria Lopes D'Alva, que representou o país africano no encontro.

LIGA GUINEENSE DIREITOS HUMANOS DENUNCIA "SISTEMÁTICO ATROPELO" ÀS REGRAS JUDICIÁRIAS DO PAÍS

A desligada liga guineense mais parece com uma madrasta, ou seja, reage as detenções e casos de violência extrema consoante os interesses. Vamos recordar alguns casos:
 
1º A desligada liga remeteu-se ao silêncio aquando dos assassinatos ocorridos em 2009, entre os quais, Nino Vieira, Tagme Nawei, Baciro Dabó, Hélder Proença, Natelé Cadjucan Nhaga, Tito Abna, espancamento brutal ao Francisco Fadul, Rogério, Pedro Infanda etc.
 
2º A desligada liga remeteu-se ao silêncio  aquando dos assassinatos do Roberto Cacheu, Iaia Dabó, Samba Djaló, perseguição ao Francisco Conduto Pina etc.
 
3º A desligada liga condenou veementemente a queda do seu patrão Carlos Gomes Júnior vulgo Cadogo. Igualmente condenou e exaltou-se aquando da detenção dos dois policias Caboverdianos na Guiné-Bissau
 
4º A desligada liga não condenou o ataque à embaixada da Nigéria em Bissau e aos nigerianos, que culminou com a morte de um cidadão desse país irmão.
 
5º A desligada liga remeteu-se ao silêncio recusando pronunciar-se sobre a detenção  ilegal  de ogiva nuclear, Doka Internacional, pelos delinquentes.
 
6º A desligada liga não exigiu o PAIGC de DSP, o cumprimento das decisões judicias e leis do país, pelo contrário apoiou os desmandos dessa força política. Agora saiu em defesa dos seus amigos do grupo da máfia. Que vergonha!
 
Lusa, 30 Ago, 2016 - A Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou hoje a existência de "sistemáticos atropelos" às regras jurídico-processuais por parte do poder judicial do país e cita casos concretos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

300 MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA PROGRAMA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA UEMOA NA GUINÉ-BISSAU


O Governo guineense procedeu oficialmente nesta segunda-feira em Bissau, ao lançamento da primeira fase do “Programa da Assistência Técnica da UEMOA à Guiné-Bissau (PAT-UEMOA-GB) ” num montante global de trezentos milhões de francos cfa, para o reforço da capacidade dos recursos humanos na pilotagem da economia e gestão das finanças públicas.

O DISCURSO DE DILMA ROUSSEFF NO SENADO FEDERAL

Dilma senado impeachment discurso julgamento
Confira abaixo transcrição integral do discurso da presidente eleita Dilma Rousseff no plenário do Senado Federal.
 
 
“No dia 1o de janeiro de 2015 assumi meu segundo mandato à Presidência da República Federativa do Brasil. Fui eleita por mais 54 milhões de votos.
 
Na minha posse, assumi o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, bem como o de observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

DELEGADO DE SEGURANÇA DE ESTADO NO ROUBO DE GADO BOVINO EM PITCHE

O deputado Djana Sané denuncia nesta segunda-feira em Bissau, envolvimento do delegado de Serviços Interno de Segurança (SIS) na alegada prática de roubo de gado bovino na povoação de Camadjabá, sector de Pitche, leste do país.
 
O deputado que falava em exclusiva a  Notabanca, afirmou que o delegado em causa está envolvido numa rede de gatunos com cidadãos da Guiné-Conacri, que destroem a juventude na zona. Ato que considera de vergonhoso para o país, já que, o delegado em causa é representante do Estado no local, e ordena a soltura dos gatuno sem que seja feita a justiça.  
 
Com efeito, o político manteve hoje um encontro com o Ministro do Interior. Agendando para terça-feira dia 30, uma ronda de negociação com a população dessa aldeia em Bissau.  
 
O deputado Djana acentuou que a vida do delegado corria risco de ataque de retaliação por parte da população local, que pede a remoção completa do corpo de Segurança como forma de pôr fim os sucessivos roubos nessa localidade.
 
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 29/08/2016

PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTE QUE NÃO VAI DISSOLVER O PARLAMENTO

Radio Sol Mansi, 29 Ago, 2016 - O presidente da República garantiu esta segunda-feira que o parlamento nunca será dissolvido enquanto estiver como primeiro magistrado da nação.

 José Mário Vaz que falava após seu regresso de sudão disse que a crise vigente no parlamento deve ser resolvida pelos deputados. “ Não é a mim que devem dirigir esta pergunta. A mim o que interessa é o cumprimento da Constituição da Republica. O problema reside no parlamento e é no parlamento que o problema terá que ser resolvido e vocês sabem a quem dirigir esta pergunta e não ao presidente da república”, diz.

MELHORE SEU SINAL WI-FI USANDO UMA LATA DE ALUMÍNIO

Com alguns passos simples você pode melhorar e muito o sinal de Wi-Fi da sua residência ampliando a conexão para todos os ambientes da casa. E com um truque super simples: utilizando uma lata de alumínio.

O passo a passo é fácil. Segundo o site Curiosidade, basta esvaziar a lata, retirar o anel e cortar o fundo e a parte de cima sem remover completamente. Depois faça um corte vertical até o centro da lata de baixo pra cima.

Molde a lata para ficar com o formato parecido com o de uma antena. Para isso, dobre e force as duas pontas que ficaram soltas para trás, formando um arco. Em seguida coloque fita adesiva na parte de cima e por fim encaixe a lata ao redor da antena do roteador.

Pronto! O sinal vai alcançar lugares incríveis na sua casa. Experimente! Fonte: Aqui

EDER E A VIDA EM FRANÇA APÓS O EURO: "AINDA NÃO DIGERIRAM BEM"

Na apresentação de "Vai Correr Tudo Bem!", escrito juntamente com Susana Torres, Eder admitiu que é assobiado e insultado quando joga fora nos estádios da liga francesa

10 de julho de 2016. Decorria o minuto 109 da final do Euro 2016, entre França e Portugal, em pleno Stade de France, quando Eder disparou um remate desde fora da área, sem hipóteses para Lloris. O golo valeu o título europeu a Portugal, no maior momento do futebol nacional. Inesquecível para os portugueses, para Eder e, pelos vistos, também para os franceses.

domingo, 28 de agosto de 2016

INDONÉSIA. ESTE HOMEM TEM 145 ANOS E DIZ QUE ESTÁ PRONTO PARA MORRER

Gotho prepara o seu funeral desde que completou 122 anos
 
Sabia que é possível viver até aos 145 anos? É o caso de Mbah Gotho. As autoridades indonésias confirmaram, através da documentação do homem e dos arquivos guardados, que este homem nasceu a 31 de dezembro de 1870 – 31 anos antes da rainha Victoria de Inglaterra.
 
Os documentos de Gotho ainda não foram avaliados por uma entidade independente, por isso ainda não é considerado o homem mais velho do mundo.
 
Gotho diz que o segredo para viver tantos anos “é apenas a paciência”, mas diz estar preparado para morrer. Já prepara o seu funeral desde que completou 122 anos. Fonte: Aqui

DÉCIMA PRAGA DO PAIGC PARA COM O POVO DIGNO DA GUINÉ-BISSAU

Por: Dr. Kabi Na Debé

Na realidade, a única loucura que os dirigentes do partido da renovação social(PRS),estão prestes a cometer consiste em aceitar a proposta "envenenada" do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde(PAIGC) para formar um governo dito de unidade nacional, que devia ser uma negociação a nível do parlamento ou na plenária da ANP.

Esta loucura seria de tal ordem que também convenceria o povo que a culpa não morre solteira.

ALGUNS COMPATRIOTAS GUINEENSES, QUANDO A JUSTIÇA FAZ O SEU TRABALHO A JULGAM ABUSADA

Por: Plinio Gomes
Não compreendo alguns compatriotas nossos! Quando a justiça não funciona, eles ralham. Quando a justiça faz o seu trabalho a julgam abusada.

O que querem, afinal, os guineense?

A justiça não é só para os pobres, para os insignificantes. Ela é também para os poderosos. Se querem uma justiça independente e justa, devem estar preparados para a aceitar e com as suas imperfeições. Mas, até que ponto se pode aceitar, uma certa imperfeição, quando se trata de justiça?

RIO’2016: DESORGANIZAÇÃO E LESÕES MINAM O SONHO DA MEDALHA OLÍMPICA

Rio 2016
O Jornal O Democrata homenageia os nossos cinco atletas olímpicos que souberam representar, de uma forma razoável, as cores nacionais nos Jogos Olímpicos [Rio’2016]. A nossa participação foi conseguida sob uma desorganização das autoridades desportivas nacionais, que demostraram uma “incapacidade gritante”, por não terem conseguido criar as condições necessárias para que os atletas pudessem fazer uma preparação necessária para os jogos. Os atletas nacionais passaram por imensas dificuldades, sobretudo devido a lesões de última da hora, acabando assim por deitar por terra as aspirações da primeira medalha olímpica para o nosso país.

GRUPO DA ONU PARA PAZ NA GUINÉ-BISSAU PREOCUPADO COM FALTA DE AVANÇO

Depois da independência, o PAIGC considerou-se dono e senhor do país, alegando motivos de ter sido o libertador do povo, como se isso fosse a verdade absoluta e indiscutível. Leia:  PAIGC, o sequestrador da Guiné-Bissau
 
Em comunicado, países afirmaram que impasse prejudica, severamente, a capacidade do país de manter a estabilidade e de servir à população.
 
Monica Grayley, da Rádio ONU - ouvir.
 
A Comissão de Consolidação da Paz para a Guiné-Bissau afirmou que está preocupada com a falta de progresso para se alcançar uma solução duradoura ao impasse político no país africano.
 
Em comunicado, a Comissão, conhecida como PBC na sigla em inglês, disse que o impasse só prejudica, de forma severa, a capacidade do país de manter a estabilidade.

sábado, 27 de agosto de 2016

LÍDER PARTIDÁRIO EXIGE DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU

Lusa, 27 Ago, 2016 - Nuno Nabian, líder do partido Assembleia do Povo Unido (APU) exigiu hoje ao chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, a dissolução do Parlamento e a criação de um governo formado apenas por tecnocratas.
Candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais guineenses, Nabian acusou o Presidente José Mário Vaz de não estar a ajudar o desenvolvimento da Guiné-Bissau mas o enriquecimento ilícito dos dirigentes.

AS SEMELHANÇAS ENTRE O GOLPE DE 2016 NO BRASIL E O GOLPE NAZISTA EM 1933

hitler golpe brasil 1933 2016

Hitler deu um golpe inteiramente "legal" em 1933, através de uma votação no Parlamento, com o apoio da classe média alta. Naqueles idos, na Alemanha, rasgou-se a Constituição "legalmente". Se olharmos os métodos do Brasil em 2016, como se parecem...

Muito se tem escrito, contra e a favor, sobre semelhanças e diferenças entre o golpe nazista de 1933 e o que hoje está em curso no Brasil.

JAPÃO PROMETE 30 MIL MILHÕES DE DÓLARES A ÁFRICA

 
Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África arrancou este sábado com promessa de investimentos nipónicos no valor de 30 mil milhões de dólares. Jovem moçambicana falou à RFI sobre diferenças na forma de trabalhar entre japoneses e moçambicanos.


Em Nairobi, a capital do Quénia, arrancou hoje a Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África.
 
O Japão prometeu investir 30 mil milhões de dólares na África nos próximos três anos, em investimentos públicos e privados, para industrializar, melhorar os serviços de saúde e estabilizar o continente.

A RÚSSIA INSTALA-SE MILITARMENTE NO IRÃO

Os dirigentes e os média ocidentais estão surpreendidos com a instalação de uma base militar russa no Irão –-tal como eles já o tinham sido durante a instalação na Síria--- em Setembro de 2015. No entanto, estes dois movimentos haviam sido longamente preparados, desde Novembro de 2015 em relação ao Irão, desde Junho de 2012 em relação à Síria. Mesmo não estando destinada a ser permanente, a base de Hamadān atesta a mudança do estatuto internacional da Rússia, agora presente para lá da sua zona de influência tradicional.

Crônica: AMOR DE CHUNGARIA

image
Conheci-a há muitos anos atrás. Ela me parecia muito jovial. Tinha olhos expressivos que, às vezes, me deixavam estonteados só de os ver. Tudo nela era-me especial. Seu sorriso iluminava meus dias. Fui acreditando na moça de 19 anos. Acreditei tanto que, se tentasse um papo de amor, poderia conquistá-la. Mas o tempo foi passando, e eu, cada vez mais, me encantava por ela.

Ela era, enfim, a mulher dos meus cândidos sonhos.
Pensava assim, mas pensava errado, sem que o soubesse.
Fui insistindo atrás dela, mas ela terminantemente me recusava. Dizia que queria tudo comigo, menos sermos um casal de namorados. Pois minha amizade bastava a ela.

Crise Política: PAIGC E PRS REALIZAM A PRIMEIRA RONDA DE CONVERSAÇÕES

image
O PAIGC está desesperado, não consegue viver na oposição, está a suplicar o PRS a sua inclusão no governo, mas que pouca vergonha! Se o PRS deixar-se contaminar por estes vermes que destruíram o país ao longo de 4 décadas, será castigado nas urnas. Portanto é altura do PRS assumir as suas responsabilidades e afastar-se das manobras do velho inimigo do povo, o PCAIGC. Mancircaduris di curu bo ka ta burgunhu!

Os dois principais partidos no Parlamento da Guiné-Bissau, PAIGC e PRS, reuniram-se hoje para “aproximar posições” para a saída da crise política que assola o país há mais de um ano e ambos mostraram-se otimistas.
Em declarações aos jornalistas após mais de três horas naquela que foi a primeira ronda das conversações e que decorreram na sede do Partido da Renovação Social (PRS), Manuel dos Santos, do PAIGC e Carlitos Barai, dos renovadores, elogiaram o clima que presidiu ao encontro.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ANP MARCADA PARA INICIO DE SETEMBRO

Radio Sol Mansi, 26 Ago, 2016 - O porta-voz dos 15 deputados dissidentes afirmou, hoje, sexta-feira, que o programa do actual governo dirigido por Baciro Djá vai ser discutido nos próximos dias 1 e 2 de Setembro numa sessão extraordinária a ser marcada por Cipriano Cassamá

Rui Diã de Sousa proferiu estas declarações depois de o encontro que o grupo dos 15 e o Partido da Renovação Social manteve nesta manhã com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá onde adianta, no entanto, que esta é uma data de consenso escolhida pelas partes envolvidas na crise.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMA QUE SUA MISSAO É APROXIMAR AS PARTES PARA QUE HAJA ENTENDIMENTO

Radio Sol Mansi, 25 Ago, 2016 - O presidente da Republica José Mário Vaz afirmou esta quinta-feira que o seu homólogo congolês o pediu para tudo fazer para ultrapassar a actual situação.
 
O chefe de estado que falava a sua chegada ao aeroporto Osvaldo vieira disse também que a sua missão é aproximar as partes para que haja um entendimento. “ O presidente Denis Sassou Nguessou pediu-me para tudo fazer para que a situação actual seja ultrapassada e que haja paz, estabilidade e progresso”.

ANGOLA: LÍDER DO PAIGC CONSIDERA PRESIDENTE DO MPLA REFERÊNCIA NA UNIDADE E COESÃO

Dúvidas se houvessem, foram dissipadas, DSP é um agente da máfia lusófona infiltrado no PAIGC, foi recebido pelo seu professor e orientador, o ditador JES, para o  (des)informar sobre a situação política vigente na Guiné-Bissau e ao mesmo tempo prestar-lhe a vassalagem. Obrigado comando militar por ter defendido a pátria e ter escorraçado a escória do MPLA do  país(Guiné-Bissau). Viva 12 de Abril de 2012!
 
Luanda - O líder da Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, considerou o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, uma referência na promoção da unidade e coesão, o que, certamente, poderá ser um factor positivo junto das entidades políticas do seu país.
 
Simões Pereira, que foi convidado ao VII Congresso do MPLA, realizado de 17 a 20 deste mês, falava à imprensa, após ter sido recebido, em audiência, por José Eduardo dos Santos, hoje(24 Agosto), em Luanda.

QUANDO O SORRISO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE ALEGRIA

O livro A Vida Sexual dos Selvagens do Noroeste da Melanésia, publicado em 1929 pelo antropólogo austro-húngaro Bronisław Malinowski, descreve um insólito costume que o autor só conhecia de ouvir falar. Numa determinada ilha, as mulheres de várias aldeias, quando arrancavam as ervas daninhas das roças, tinham o direito de "atacar" os homens de outros povoados que aparecessem na sua frente. “O homem se torna então um brinquedo das mulheres, que se entregam com ele a todo tipo de violências sexuais e crueldades obscenas, cobrindo-o de imundícies e maltratando-o de mil maneiras”, contava Malinowski.
 
O antropólogo continuava seu relato sem poupar detalhes que, quase um século depois, continuam a ser tabus. “Depois da primeira ejaculação, a vítima pode ser tratada da mesma maneira por outra mulher. Frequentemente ocorrem coisas ainda mais repugnantes. Algumas mulheres cobrem o corpo do homem com seus excrementos e sua urina, atacando de preferência o rosto, que mancham o quanto podem.” O livro de Malinowski desenhava as ilhas Trobriand (parte de Papua-Nova Guiné, na Oceania) como um paraíso com uma relativa liberdade sexual, a qual, no decorrer do século XX, foi exagerada por publicações como a Playboy e National Geographic, transformando o arquipélago nas "Ilhas do Amor".

FINAL DO SORTEIO. EIS OS GRUPOS DA LIGA DOS CAMPEÕES 2016/2017

Editorial: PARA QUANDO A DETONAÇÃO DA “BOMBA ATÔMICA” NA GUINÉ-BISSAU?

Edição 169.qxd
A crise política e parlamentar vigente acabou por bloquear o país. Não há instituição que não esteja abalada por esta crise. Até mesmo as privadas provam amargamente os efeitos da crise política que persiste há um ano. Os atores políticos não conseguem entender-se, apesar das múltiplas mediações por parte das organizações e personalidades nacionais e internacionais.

A situação está a agudizar-se e ainda não vislumbra sinais de “fumo branco” que assinale uma solução. Este facto levou os parceiros internacionais a deixarem transparecer sinais de fadiga em relação aos problemas internos da Guiné Bissau. Os próprios guineenses não conseguem demonstrar uma capacidade de resolver as suas contendas pela via do diálogo, uma das ferramentas usadas pelos povos civilizados.
A crise que hoje bloqueia o país foi provocada pelos desentendimentos internos do partido de Cabral, que mais uma vez poderá levar a Guiné-Bissau ao caminho da violência, uma fórmula ‘sábia’ que essa força política tem usado para conseguir resolver os seus problemas. Manobras de vingança e eliminação de adversários internos sobrepõem-se à cultura do diálogo entre as diferentes sensibilidades do partido libertador, e estão a minar os feitos conseguidos pelos gloriosos combatentes em nome deste partido, que outrora orgulhava os guineenses em qualquer canto do mundo.

CRISE PARLAMENTAR: ÓRGÃOS DA ANP VÃO REUNIR-SE VISANDO A CONVOCAÇÃO DE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Bissau, 25 Ago 16 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular vai convocar as reuniões da Mesa, da Conferência de Líderes e da Comissão Permanente, respetivamente nos dias 29, 30 e 31 deste mês, com vista a convocação de uma sessão extraordinária para o debate do Programado de Governo.

A informação consta num comunicado à imprensa do Gabinete de Cipriano Cassamá à que a Agência de Noticias da Guiné (ANG) teve acesso.

Por outro lado, o documento da presidência do parlamento guineense disse “estranhar e preocupar” com as declarações do deputado Tumane Mané do “ Grupo dos 15”, depois da audiência com o Presidente da República, onde afirmou que 57 deputados dos 102 parlamentares irão realizar a sessão, entre os dias 30 e 31 deste mês, independentemente da vontade da mesa.

PESCAS: MINISTRO PROMETE APOIAR EMPRESAS QUE ATUAM NO SECTOR PARA CRIAÇÃO DE MAIS EMPREGO


Bissau, 25 Ago 16 (ANG) - O ministro das Pescas, Fernando Correia Landim prometeu  quarta-feira dar o seu apoio às empresas que atuam na área das pescas com a finalidade de se criar mais emprego no país.

O ministro não revelou que tipo de apoio conta dar aos empresários do sector.

A promessa foi feita pelo governante após a inauguração de empresa Libanesa de conservação de peixe denominado “SONIT Bissau”.

“Nós guineenses devemos ter a consciência clara de trabalhar para o benefício do país no seu todo. Só assim é que podemos seguir rumo ao desenvolvimento”, disse Fernando Landim.

BRASIL: GRÁVIDA MORRE APÓS TER BARRIGA CORTADA PARA ROUBO DE BEBÉ

Leiam por favor. Muito chocante!

Por R$ 2.000 (553.85 euros), celular e corte de cabelo, cinco pessoas mataram Greiciara Belo Vieira de 19 anos, grávida de nove meses, para retirar o bebé que ela estava esperando, de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais.

Quatro dos seis acusados pelo crime, incluindo Shirley de Oliveira Benfica de 39 anos, acusada de ser a mandante, foram apresentadas à imprensa nesta terça-feira (23), pela corporação. Duas pessoas estão foragidas.

Segundo a polícia, Vieira estava viva quando teve a barriga aberta para a retirada da criança. Ela morava em Uberlândia (537 km de Belo Horizonte), onde foi sequestrada, e levada para Ituiutaba, a 140 km de Uberlândia, onde foi assassinada.

MOÇAMBIQUE: POLÍCIA VIOLA SEXUALMENTE ADOLESCENTE EM PLENA VIA PÚBLICA EM INHAMBANE

Si policia propi  i bafadur, anta kil utrus pudi bafa mindjeris sim medi nada.

Em Inhambane, um agente da Polícia da República de Moçambique violou sexualmente uma adolescente em plena via pública.

O agente encontrou a adolescente na companhia de um amigo, cerca das dezanove horas, tendo dispensado o rapaz para a satisfação dos seus apetites sexuais com a menina.


Para concretização do acto, o polícia ameaçou a vítima com uma arma de fogo do tipo pistola.

O PAIGC DE DSP ESTÁ DERROTADO EM TODAS FRENTES AGORA ESTÁ A SUPLICAR O PRS A SUA INCLUSÃO NO GOVERNO

DSP, MOÇO DE RECADOS
Durante o encontro realizado esta quarta-feira (24.08) entre as duas forças políticas, segundo um porta-voz do PRS, o partido recebeu uma proposta do PAIGC que vai analisar. Carlitos Barai não avançou detalhes sobre esta proposta, afirmando apenas que se discutiram as “questões relevantes” do país.

“É muito cedo para anunciar os três pontos constantes da proposta. Nós ainda vamos analisar a proposta. O PAIGC discutiu assuntos que entende que são relevantes para o país. Nós somos um partido político. Não podíamos recusar o encontro. Viemos cá ouvir o que o PAIGC tem a nos oferecer.” Fonte: DW África

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

GUINÉ-BISSAU - ORDENADA LIBERTAÇÃO DO ANTIGO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Contra argumentos do Ministério Publico, o Juiz de Instrução Criminal (JIC) do Tribunal Regional de Bissau ordenou, esta quarta-feira, 24, a libertação do antigo Sectário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira, preso nas celas da Polícia Judiciária, sob ordem da Procuradoria Geral da República, há oito dias.
 
Informações disponíveis indicam que o Juiz de Instrução Criminal considera que a prisão de Bernardo Vieira, que é também Porta-voz do PAIGC, ultrapassou o prazo de prisão preventiva e que, de ponto vista legal, não podia continuar na prisão. Contudo, ao antigo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações foi aplicado uma medida coação sob termo de identidade e residência.
 
João Bernardo Vieira é suspeito de crime de corrupção e de desobediência a uma convocação do Ministério Público, tendo sido preso a 17 de Agosto. Fonte: Voz da América

PAIGC E PRS INICIAM NEGOCIAÇÃO PARA BUSCA DE SOLUÇÃO Á CRISE

O PAIGC de DSP, depois de ter sido derrotado em todas frentes, quer agora negociar com o PRS para a formação de um governo onde fará parte de forma assegurar as negociatas que estavam em curso e consequentemente  honrar os compromissos que DSP assumiu com elementos da máfia lusófona. De sublinhar que a reunião foi solicitada pela direção do PAIGC para debater a própria situação que criou. O PRS não deve deixar-se levar ou deixar-se enganar ou sujar por estes vermes, deve mostrar que é um partido grande.

Radio Sol Mansi, 24 Ago, 2016 - As delegações do PAIGC e do PRS iniciaram esta quarta-feira uma ronda negocial com vista a encontrar solução para a crise vigente.

À saída do encontro, Manuel dos Santos do PAIGC disse que a reunião irá analisar igualmente a formação de um novo governo. “ foi um encontro muito cordial e nós conseguimos estabelecer uma agenda de trabalho. O encontro tem como objectivo tentar chegar a um acordo e encontrar uma solução para o país”.

O veterano disse ainda que “ a formação de um novo governo será discutida durante as reuniões. Não vamos para estas reuniões com nenhuma ideia pré-concebida, vamos lá tentar chegar ao acordo para viabilizar a vida deste povo”, diz.

Manuel dos Santos sublinhou ainda que o documento apresentado ao Presidente da República aquando da demissão do governo de Carlos Correia pode servir de base a discussão entre os dois partidos mais votados.

Entretanto, Carlitos Barai do PRS disse que a reunião “não tem nada a ver com formação de um novo governo”. A proposta apresentada pelo PAIGC não tem nada a ver com formação de um novo governo, mas sim com a constituição de base para um diálogo franco”, frisou.

De referir que á pedido do PRS reunião ficou marcado para a próxima sexta-feira.

Por: Nautaran Marcos Có

PR DA GUINÉ-BISSAU INICIOU HOJE VISITAS À REPÚBLICA DO CONGO E SUDÃO

Lusa, 24 Ago, 2016 - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, deslocou-se hoje à República do Congo, de onde segue para o Sudão, para uma visita a convite dos seus homólogos, Sassou Nguesso e Omar El-Bashir, respetivamente.

Em declarações à imprensa antes de embarcar para Brazzaville, José Mário Vaz não se alongou quanto aos objetivos da visita ao Sudão, mas sobre o Congo disse ser uma resposta ao convite do "colega e irmão", Sassou Nguesso, com quem disse, irá passar em revista os temas internacionais e dos dois países.

CRISE POLÍTICA: LÍDER DA UPG AFIRMA QUE A SOLUÇÃO ESTÁ NAS MÃOS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bissau,24 Ago 16(ANG) – O Presidente do partido União Patriótica Guineense(UPG), afirmou hoje que a solução para a saída da crise política que assola o país, há mais de um ano, está nas mãos do Presidente da República.

Em entrevista  à ANG, Fernando Vaz disse que o chefe de Estado guineense tem instrumentos constitucionais que permitem promover a saída da crise.

“Pensamos que o povo expressou-se de forma clara e inequívoca ao votar nas legislativas o PAIGC. Portanto, o grande problema é o transporte das querelas internas do PAIGC para a sociedade guineense”, afirmou o político.

Segundo ele, toda a sociedade guineense sofre neste momento com a crise despoletada no seio do PAIGC.

“A crise não é do país porque não é provocada por todos os actores políticos dentro do país . Só existe um único responsável que é o PAIGC”, vincou.