Os jovens lutadores de Nhacra e de Binar, Augusto Midana e Bidopassa Buassat Djonde, entram na arena de luta livre nos dias 19 e 21 do mês em curso, à procura daquela que poderá ser a primeira medalha olímpica do país.
Após a eliminação da atleta de lançamento de peso Jéssica Inchude no passado dia 12, bem como do atleta Holder Ocante da Silva no dia 13, a esperança do povo guineense para a conquista da inédita medalha olímpica está centralizado nos dois jovens lutadores do norte da Guiné-Bissau.
TRICAMPEÃO AFRICANO DE LUTA LIVRE PROCURA A PRIMEIRA MEDALHA NAS OLIMPIADAS
O tricampeão africano da luta livre na modalidade de 74 quilogramas, Augusto Midana, entra na arena de luta no próximo dia 19 de Agosto. Midana conquistou a sua primeira medalha de Ouro no Egito em 2010, nos Jogos africanos de Cairo. Em 2011 levou outra vez medalha de Ouro no Campeonato Africano de Luta Livre realizado no solo senegalês.
2012 foi o ano em que o recordista guineense arrecadou duas medalhas de Ouro em Marrocos (uma no Campeonato Africano e outra num Torneio de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres), onde o atleta foi considerado o melhor a nível do continente berço da humanidade.
Em 2016, conseguiu o seu terceiro título consecutivo de campeão africano de luta livre. No entanto entrará na arena na próxima sexta-feira para confirmar o seu título de “tigre africano” para conquistar a primeira medalha do país nos Jogos Olímpicos.
JOVEM LUTADOR DE BINAR SONHA COM A MEDALHA NO DOMINGO
Outro jovem atleta na modalidade luta livre, de 97 quilos, Bidopassa Buassat Djonde revelou as suas qualidades no Festival de Luta Livre que decorreu na cidade de Bafatá, em 2014. É também uma das esperanças dos guineenses para a conquista da medalha naquele que é considerado o maior evento cultural e desportivo do mundo.
Bidopassa fez a sua primeira competição internacional em Alexandria (Egipto), no campeonato africano de luta livre. Participou igualmente no torneio de luta livre da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no Níger, onde logo no primeiro combate teve lesão na coxa direita.
Ganhou a medalha de Bronze no campeonato de classificação para os Jogos Olímpicos que decorreu em Argel (Argélia). Depois da desclassificação do lutador egípcio que venceu o campeonato, a medalha de Ouro foi entregue ao lutador que ficou na segunda posição e a prata foi para o jovem lutador guineense, Bidopassa.
Foi assim que o jovem lutador de Binar conseguiu classificar-se para as olimpíadas de Rio/2016. O jovem atleta de luta livre procura escrever o seu nome com letras doiradas no próximo domingo, 21 de Agosto, através da conquista de uma medalha para a pátria que o viu nascer.
Por: Redação