sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CÔTE D'IVOIRE: DETIDA RESPONSÁVEL FEMENINA DO PARTIDO FPI DE GBAGBO

 
 
Abidjan - Uma responsável das mulheres da Frente Popular Ivoiriense (FPI), o partido do ex-presidente Laurent Gbagbo, foi detida no seu domicílio de Yopougon, bairro popular do oeste de Abidjan, anunciou esta sexta-feira o seu advogado, citado pela AFP.
 
"Antoinette Rouissa Meho foi detida quarta-feira, por nove pessoas que se apresentaram como agentes da DST (Direcção de vigilância do território)", declarou Toussaint Dako, que afirmou que a sua constituinte foi "brutalizada e conduzida por militares em local incerto".

Dako considera a sua constituinte como uma "mulher convencida e determinada", que se ofereceu a testemunhar o julgamento da ex-primeira dama da Côte D'ivoire Simone Gbagbo, por crimes contra a humanidade.
 
Contactada, a polícia negou-se a dar qualquer informação sobre esse assunto.
 
Um tribunal de Abidjan julga desde 31 de Maio Simone Gbagbo, por crimes contra a humanidade, crimes contra prisioneiros de guerra e crimes contra as populações civis, cometidos durante a crise pós-eleitoral de 2010-2011, que causou mais de três mil mortos em cinco meses.
 
Essa crise foi provocada pela recusa do seu marido, o presidente Laurent Gbagbo de reconhecer a vitória do seu rival Alassane Ouattara nas presidenciais de Novembro de 2010. Fonte: Aqui