Radio Sol Mansi, 12 Ago, 2016 - A responsável para as espécies e habitat do Instituto da Biodiversidade e áreas protegidas IBAP recomendou esta quinta-feira as populações de Empada no sentido de proibirem as crianças a irem ao mato sozinhas, e evitar de provocar os Chimpanzés.
Aicha Regala falava esta manhã aos jornalistas durante uma conferência de imprensa sobre o ataque dos Chimpanzés as crianças daquele sector sul do país.
“Pedimos que as crianças parem de ir as florestas sozinhas, elas têm que ser acompanhadas dos adultos, têm que evitar de provocar os Chimpanzés porque quando eles vêem Chimpanzés lançam pedras, paus, gritam, fazem aqueles chamamentos tipo vocalização dos Chimpanzés eles têm que evitar isso ” recomendou Aicha Regala.
Só em 2016 já houve cinco ataques com feridos graves protagonizados por Chimpanzés no sector de Empada e as populações pediram medidas necessárias para pôr cobro a situação caso contrário ameaçam usar a força contra estes animais selvagens.
Braima embalo alto responsável da Direcção geral das florestas e fauna alerta para as consequências de uso de força contra estes animais de mato. “ População na exige e a parte politica quase está a alinhar com eles na intenção de atacar os chimpanzés. Se matarem os Chimpanzés, terão problemas com as nossas leis e com a Convenção”, para depois dizer que já estão a procura de soluções para este problema.
De acordo com as informações recolhidas, o instituto da biodiversidade e áreas protegidas já esta a trabalhar com muitos especialistas de Portugal e Inglaterra para conhecer melhor a origem destes ataques dos Chimpanzés.
Por outro lado, Aicha Regala falou da importância ecológica dos Chimpanzés, adiantando que são os chimpanzés e outros animais é que criarem as florestas “então se exterminarmos os chimpanzés, pode ser o início de um conflito que nós ainda não temos uma solução, diz.
Por: Amadu Uri Djaló