O Governo guineense procedeu oficialmente nesta segunda-feira em Bissau, ao lançamento da primeira fase do “Programa da Assistência Técnica da UEMOA à Guiné-Bissau (PAT-UEMOA-GB) ” num montante global de trezentos milhões de francos cfa, para o reforço da capacidade dos recursos humanos na pilotagem da economia e gestão das finanças públicas.
Presidiu a cerimónia em representação do Governo, o Secretario de Estrado do Plano e da Integração Regional que referiu no ato que o programa caracteriza-se pela partida para a reforma da maioria dos quadros pós-independência e entrada de novos que precisam de acumular experiência num contexto de exigências acrescidas em relação à apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação para visão 2025.
Doménico Oliveira Sanca garante que o programa irá funcionar com base na complementaridade e coordenação de esforços da convenção assinada em julho, em Ouagadougou, a quando da visita do PM, Baciro Djá.
José Biai Coordenador Nacional do referido projecto manifestou-se engajamento da sua instituição por forma a concretização do programa traçado entre as partes.
Para Hassane Mohamed da UENOA é preciso organizar seminários para a formação dos quadros nas novas regras de gestão e apetrechar a administração pública com materiais informáticos com vista a garantir o melhoramento das condições de trabalho.
Hassane disse que é preciso também efectuar estágios para que a administração pública seja mais dinâmica e capaz de fazer face aos desafios do desenvolvimento.
O referido programa visa investir no desenvolvimento do capital humano para o desenvolvimento durável da Guiné-Bissau.
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 29/08/2016