Atualizado 16:29
Signatários do acordo de CEDEAO prosseguem esta quarta-feira as negociações em Conacri
Signatários do acordo de CEDEAO prosseguem esta quarta-feira as negociações em Conacri
Bissau,12 Out 16(ANG) - As negociações entre as partes desavindas na crise política que assola o país, com a participação de mediadores internacionais, nomeadamente a ONU e a CEDEAO iniciadas na terça-feira em Conacri, vão prosseguir hoje quarta-feira.
Fontes presentes no encontro disseram a Rádio Jovem que o principal ponto de discórdia das conversações, interrompidas por volta da uma da madrugada desta terça-feira, continua a ser a formação do Governo Inclusivo e de Consenso, sobretudo quem o vai liderar.
O regresso ao partido dos quinze deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), também travou discussões acesas entre as partes. ANG/Rádio Jovem
DW África: Antes do encontro, realizaram-se também várias reuniões preliminares, que fracassaram. O atual Governo, que é sustentado pelo Partido da Renovação Social (PRS), a segunda força política mais votada nas últimas eleições, continua a defender que é preciso abrir esse Governo para permitir entrada de outras partes que ainda não fazem parte do elenco.
Por sua vez, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) reclama que deve ser ele a liderar o próximo Governo. E também o grupo dos 15 mantém a mesma posição de que "não faz sentido" formar um novo Governo.
A tensão entre as partes é de tal dimensão que as Nações Unidas tiveram de "alojar cada um num hotel diferente para evitar confrontações", relata o correspondente em Bissau. Fala-se num "desentendimento profundo" entre as partes.
Leia também: Chefe da ONU, Ban Ki-moon, elogia início de "diálogo inclusivo" na Guiné-Bissau