segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

UNTG VAI PARALIZAR A FUNÇÃO PÚBLICA DURANTE DOIS DIAS

Natal perto dja! Secretário-geral di UNTG, Estevão Có, misti pa Primeiro-Ministro, Umaru El Moktar Sissoko Embaló, modjal mon pabia i sinti tcheru di dinheiro. Estevão misti fala Umaru, si utrus toma dja taco ou é dado garantia di taco, anta el ou elis gora?

Radio Sol Mansi, 05 Dez 2016 - A maior central sindical do país (UNTG) vai paralisar a administração pública nos próximos dias 14 e 15 deste mês para exigir as empresas Orange e MTN o cumprimento das decisões judiciais inerentes a reintegração dos dirigentes sindicais expulsos.

Estevão Gomes Có secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné fez a declaração momentos antes de entregar o pré-aviso junto do ministério da função pública.

“ Os motivos inerentes a apresentação deste pré-aviso de greve, que a ver com a violação dos direitos reconhecidos a favor dos dirigentes sindicais afectos as empresas Orange e MTN, Masa segurança, sindicatos dos professores o que viola a lei número08/91, artigo 39 com base nos despedimentos sem processos disciplinares dos dirigentes sindicais no exercício das suas funções”, diz.

O sindicalista sublinhou que a greve geral visa igualmente o pagamento integral da divida do ano 2003 aos funcionários públicos e despolitização da função publica.

No pré-aviso que temos acesso, consta ainda pagamento de 11 meses dos professores novos ingressos e a resolução da situação dos trabalhadores de correios cujos meses em atraso correspondem a 84 meses.

Por: Nautaran Marcos Có