quinta-feira, 5 de abril de 2018

FISCAP ESCLARECE QUE AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DETIDOS EM CONACRI NÃO SÃO DA SUA CORPORAÇÃO

FISCAP ESCLARECE QUE AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DETIDOS EM CONACRI NÃO SÃO DA SUA CORPORAÇÃO
Radio Sol Mansi, 04 Abr 2018 - O director Técnico Operativo e Serviço Nacional de Fiscalização de Actividades de Pesca, FISCAP esclarecem que os quatros agentes que se encontram supostamente detidos pelas autoridades marítimas de Guine-Conacri, não são de Serviço Nacional de Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP).

Segundo, as informações a suposta detenção dos agentes pelas autoridades da Guine-Conacri, teria acontecido no processo de resguardo das respectivas Pirogas que, durante o percurso conseguiram escapar levando abordo quatro agentes que estavam de escolta para águas territoriais de Conacri.

Numa entrevista esta quarta-feira (4 de Abril) a Rádio Sol Mansi, o director Técnico Operativo da FISCAP, Tomas Pereira, disse que os agentes que se encontram na vizinha pertencem a corporação de guarda-nacional que desmantelou a rede de pesca ilegal nas águas de Cacine.
“Os 4 agentes não são de FISCAP mais sim da guarda-nacional. São nossos parceiros de operações conjuntas de desmantelamentos de pesca ilegal nas nossas águas exclusiva”, esclareceu Tomas Pereira.

Por outro lado, sublinhou que os agentes que se encontram na Guiné-Conacri estão bem aguardando regresso ao país. “Pelas informações que temos, os agentes estão bem em Conacri sob protecção das autoridades daquele país.

Tomas Pereira, desdramatizou a situação afirmando que não é assunto de alarmar, “uma vez que é dinâmica de serviço que acontece por vezes nas fiscalizações de pesca ilegal no território nacional e espero que dentro de poucos dias vão regressar ao país”.

Segundo as informações esta não é a primeira vez que as autoridades da Guine-Conacri detiveram os agentes da fiscalização guineense. Da última vez em 2010 e 2011, os agentes detidos passaram quase um mês em Conacri e foram libertados depois de uma série negociações.

Por: Marcelino Iambi