sábado, 29 de julho de 2017

FNUAP E MINISTÉRIO DA SAÚDE INAUGURAM CINCO ESTRUTURAS SANITÁRIAS NAS REGIÕES DE TOMBALI E QUÍNARA

O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), em colaboração com o Ministério da Saúde Pública através da Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, inaugurou nos dias 20 e 21 de julho, cinco estruturas sanitárias em Catió, região de Tombalí, Buba e Gã-Pará região de Quinará, sul do país.
 
As cinco unidades de saúde são constituídas por duas casas das mães, uma no centro de saúde de Buba e outra no hospital regional de Tombali (Catió), ambas com capacidade para 17 camas e destinadas a alojar gravidas de alto risco e assim facilitar intervenções rápidas com vista a salvar as suas vidas, a construção do primeiro bloco operatório no centro de saúde de Buba e a reabilitação de um centro de saúde e ainda a reabilitação de uma residência para 4 técnicos de saúde na secção de Gã-Pará (Sector de Fulacunda), a 59 km de Buba, que se encontrava fechada desde 1998. Os trabalhos foram orçados no valor estimado em mais de 246 milhões de F.CFA.
 
Para as autoridades, a construção e reabilitação das cinco estruturas sanitárias no sul do país, nomeadamente serviços de saúde reprodutiva, materno neonatal e infantil visa contribuir para a redução da mortalidade materna na Guiné-Bissau.
 
A cerimônia da inauguração da Casa da Mãe da cidade de Catió foi presidida pela Primeira Dama, Maria Rosa Vaz, que na ocasião assegurou que uma das condições para uma maternidade sem riscos consiste em assegurar que os técnicos de saúde competentes, com formação, possam dar assistência atempada aos seus pacientes e que todos os partos sejam seguros.
 
Maria rosa Vaz informou ainda que as grávidas com altos riscos obstétricos vão poder permanecer nas casas de mães construídas, por serem lugares calmos e seguros, para receber os tratamentos médicos necessários, como a cesariana de alta qualidade, e assim evitar as constantes viagens entre o centro de saúde e as suas casas.
 
A Secretária de Estado da Administração Hospitalar, Maria Inácia Có Sanhá, disse que as estruturas sanitárias que foram inauguradas valem vivamente como um atestado do interesse para acelerar ainda mais o ritmo de desenvolvimento geral e grandioso. Adiantou ainda que as casas de mães e o bloco operatório representam um passo largo no caminho do progresso regional no âmbito do acesso à saúde pela população.
 
Para a Representante do FNUAP na Guiné-Bissau, Kourtoum Nacro, a organização que dirige continua a travar uma gigantesca batalha pela redução da mortalidade materna e neonatal em todo o país.
 
“A taxa de mortalidade materna na Guiné-Bissau continua muito alta. São 900 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos segundo (MICS 2014) e a região de Quinará não foge a essa regra, com uma média de 5 mortes materna por ano. Quer dizer, uma mulher morre em cada dois meses ao dar à luz e a região de Tombali com uma média de 12 mortes maternas por ano ou seja uma mulher perde mensalmente a vida querendo dar à luz” espelhou Kourtoum Nacro.
 
Aquela representante residente no país assegurou que, vendo as mães a morrerem ao quererem dar à luz nas duas regiões, observando a necessidade de um bloco operatório, casas de mães, centro de saúde e residência dos técnicos, o FNUAP sentiu-se interpelado ao mais alto nível e decidiu lançar a iniciativa de construir e equipar as estruturas sanitárias que foram  inauguradas, com o único propósito de assegurar à população das duas regiões, particularmente às grávidas da zona, os cuidados primários de saúde e partos seguros.
 
O representante do governo regional de Quinará, Fernando Nabioia, asseverou que o bloco operatório ora inaugurado iria minimizar o sofrimento dos populares da região que muitas vezes percorrem quilômetros até Bissau, a procura do tratamento e intervenção cirúrgica.
 
A Secretária Regional de Tambali, Aminata Silá, informou que a construção da casa de mães é para promover a saúde e bem estar das mulheres e crianças, e que foi por isso que agradeceram o FNUAP e o governo pelo gesto. Adiantou ainda que não bastante o lugar que o país ocupa na escala da mortalidade materna infantil, que é da mais crítica nos últimos anos, houve um progresso no atendimento da mulher e criança, devido ao apoio dos parceiros internacionais, governo e a própria sociedade.
 
Recorde-se que o FNUAP foi a entidade financiadora no quadro do programa conjunto H4+. As obras de construção e reabilitação de cinco instalações de saúde na região de Quínara e Tombali foram iniciadas a 15 de Setembro de 2016 e terminaram a 26 de Maio do ano em curso.
 
 
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA