quarta-feira, 12 de julho de 2017

PRIMEIRA-DAMA DIZ BASTA A ‘MORTE PREMATURA’ CAUSADA PELA IGNORÂNCIA 

A Primeira-Dama da Guiné-Bissau, Maria Rosa Vaz, disse esta terça-feira, 11 de julho 2017, que é sua responsabilidade dizer basta à morte prematura causada pela negligência e ignorância da população no país, pela discriminação contra as mulheres e à gravidez indesejada, mas sim ao planeamento familiar.

Maria Rosa Vaz falava na cerimônia da celebração do dia Mundial da População que decorreu no bairro de Bandim (Praça de Bandim) sob o lema “Planeamento Familiar, Empoderamento das Pessoas, Desenvolvimento das Nações”.

Rosa Vaz assegurou que se todos os dias morrem mulheres na Guiné-Bissau durante o parto, por isso o planeamento familiar pode reduzir a mortalidade.

“A responsabilidade é de todas as mulheres guineenses, dos homens e jovens no sentido de preservar o direito à saúde. Isso pode ajudar muito na redução da mortalidade materno infantil”, advertiu.

A secretaria de Estado da Gestão Hospitalar, Maria Inácia Có, explicou na ocasião que cerca de 225 milhões das mulheres no mundo não têm acesso às informações sobre planeamento familiar ou aos serviços necessários para evitar a gravidez. Adiantou ainda que o planeamento familiar é crucial para a igualdade do género e o empoderamento das mulheres e que também é um fator essencial para redução da pobreza.

“Nos últimos anos, o governo da Guiné-Bissau, em colaboração com os parceiros internacionais, organizações femininas e a sociedade civil, tem levado a cabo várias atividades e iniciativas dirigidas às mulheres visando melhorar o planeamento familiar e o desenvolvimento sustentável da população”, assegurou a governante.

Para a representante do Fundo das Nações Unidas para População no país, Kourtoum Nacro, a organização que dirige estabeleceu um objectivo ambicioso e transformador para eliminar toda a demanda insatisfeita do planeamento familiar até 2030.

Segundo Kourtoum Nacro, cerca de 2014 milhões das mulheres nos países em desenvolvimento carecem de métodos de planeamento familiar seguros e eficazes e a maioria dessas mulheres vive em 69 países mais pobre do mundo.

De refererir que o planeamento familiar salva vidas e contribui para a prevenção das gravidezes indesejadas, redução dos riscos associados aos partos, abortos praticados em condições de insegurança e doenças transmitidas sexualmente.


Por: Aguinaldo Ampa
odemocratagb.com