domingo, 16 de julho de 2017

POR UMA POSTURA MAIS TOLERANTE

Foto de Umaro Djau II.
Estamos solidários com a Eneida Marta.
 
Por :Umaro Djau II, via facebook

Dói-me quando vejo guineenses a tentarem destruir outros guineenses, sempre que uns se opõem aos outros, no quadro de livre exercício de opinião e da cidadania.


Espanta-me o nível de intolerância. Espanta-me o nível e o tipo de discurso entre os nossos cidadãos e compatriotas. Para quê tanta intolerância?

Fiquei a saber dos ataques pessoais contra a cantora guineense Eneida Marta, nas redes sociais e nos bloques, só por esta ter emitido uma opinião sobre a situação política na Guiné-Bissau durante uma entrevista com uma rádio internacional.

Como disse no meu programa radiofónico de hoje, “Super Domingo”, cabe à cada um de nós julgar a opinião de Eneida, mas não me parece justo insultar e ostracizar uma pessoa pelo seu mero exercício da cidadania, uma prática que aliás todos reclamam, incluindo os que querem privar a Eneida da mesma liberdade.

Guineenses, peço-vos, do fundo do meu coração, que sejamos mais tolerantes. Caso contrário, uma Guiné-Bissau intolerante será para sempre condenada ao atraso, para além doutras consequências menos previsíveis e menos desejaveis.

Para mim, Eneida Marta, independentemente da validade (ou não) da sua opinião política, é já uma figura incontestável -- na Guiné-Bissau, nos PALOPs e no mundo. Ninguém lhe pode retirar o tal mérito.

Hoje, tens a minha solidariedade,
Eneida Marta. Já tiveste e continuas a ter o respeito de milhões por este mundo fora.
Continua a tua caminhada em prol daquilo que sabes fazer, usando o grande talento e a extraordinária voz que Deus te deu.

--Umaro Djau, 16 de Julho de 2017

OUVIR AQUI:
https://soundcloud.com/…/sobre-a-situacao-de-eneida-marta-a…