segunda-feira, 31 de julho de 2017

ARROZ: EMPRESÁRIOS PRETENDEM IMPORTAR 50 MIL TONELADAS PARA ABASTECER O MERCADO

A Guiné-Bissau podia ser um país autossuficiente em termos de alimentação visto que   tem todas as condições para tal, ou seja, tem muita água para cultivo do arroz, milho, mandioca, batata, feijão, amendoim,  legumes, hortaliça, etc, etc. Tem  mar riquíssimo, terra fértil, frutas em abundancia etc. Porém, tem gente (principalmente em Bissau) preguiçosa e alérgica ao trabalho. Chega de importar o arroz, mon na lama (mão na lama) já!

Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – Um grupo de empresários nacionais pretende importar cerca de 50 mil toneladas de arroz para abastecer o mercado interno até Janeiro do próximo ano, disse hoje o seu porta-voz.

 Agnelo Regala Lima Gomes vulgo (Nelito) que falava a saída do encontro mantido com o Chefe do Estado, José Mário Vaz disse que o grupo foi apresentar  a preocupação da Câmara do Comercio, Agricultura, industria e Serviços ao Chefe do Estado sobre o nível de escassez dos stocks de arroz no país.

Explicou que as importações do arroz serão feitas em duas tranches, porque o porto de Bissau não consegue receber navios de grande porte.

Garantiu que a situação de escassez do arroz no mercado interno pode piorar até Fevereiro do próximo ano, por isso o Presidente da República convocou os empresários e banqueiros a fim de encontrar uma solução.

Nelito Gomes disse que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro aos operadores e empresários, mas que  falta discutir as modalidades para agilizar as operações. 

O empresário afirma que o desafio está lançado, almejou que haja esforços de ambos os lados - operadores económicos, bancos e o próprio Estado.  

ANG/JD/SG