Bissau, 25 Jul 17 (ANG) – O controlo biométrico da assiduidade dos trabalhadores do estado será da responsabilidade de cada instituição revelou hoje uma fonte do Ministério da Função Pública que pediu anonimato.
Em declarações à ANG a fonte disse que cabe aos ministérios tomarem a decisão de instalação ou não do sistema de controlo biométrico através do fundo de maneio que o governo disponibiliza à cada instituição.
“Os membros do governo tomaram a consciência de que o controlo da chegada e saída na função pública guineense pode contribuir para o desenvolvimento e bem-estar do país e que por isso é necessário a montagem do referido sistema”, disse a fonte.
Acrescentou que o sistema de controlo biométrico permitirá igualmente terminar com funcionários fantasmas no país e de reorganizar a função pública.
Adiantou que o Ministério das Obras Pública iniciará a funcionar com o sistema de controlo biométrico à partir de 01 de Agosto próximo.
“Nós na qualidade dos que devem dar o exemplo aos outros ministérios pretendemos reinstalar brevemente o referido sistema de controlo do pessoal porque o que tinha sido instalado deixou de funcionar há muito tempo’, explicou.
ANG/AALS/ÂC/SG