quarta-feira, 12 de julho de 2017

OCUPANTES TRADICIONAIS DOS SECTORES DE MANSOA E MANSABÁ PROIBIDOS DE UTILIZAR SUAS TERRAS

Rádio Sol Mansi, 12 Jul 2017 - A Rede de Associação dos Ocupantes Tradicionais das tabancas de Mansoa e Mansabá acusaram um cidadão de nome Fernando Nau de ocupar abusivamente as terras pertencentes as populações da zona em causa.

Numa conferência de imprensa esta quarta-feira, (12 de Julho) o presidente da rede Abreu da Costa afirma que o cidadão em causa apropriou-se dos terrenos sem consentimento prévio dos alegados ocupantes.

«Ao menos de um ano, Fernando Nau apropriou-se de todas as terras nesses sectores. Não temos coragem de reagir porque ele possui 70 homens armados com armas, catanas entre outros materiais ameaçando quem reclamar da situação. Ele usa as parcelas da terra e vende outras para quem quiser», acusa Abreu da Costa.

Por outro lado, sublinhou que o caso já foi conduzido ao tribunal provincial, mas mesmo assim, Fernando Nau continua com suas ameaças e práticas de apropriação de terras indevidamente.

Entretanto, mostrou que no início do problema, tentaram uma solução interna, mas sem sucesso. “ Fomos junto à administração mesmo assim não conseguimos. O caso entrou no tribunal provincial há dois anos, mas mesmo assim Fernando Nau continua com a sua prática e a intimidar os ocupantes tradicionais”, concluiu.

De referir que o encontro contou com a presença dos anciões das tabancas em causa.
Por: Nautaran Marcos Có