Bissau,18 Jul 17 (ANG) - O governo, através do Ministério da Saúde Pública vai lançar em Novembro uma campanha de distribuição gratuita de medicamentos para prevenção de doenças tropicas negligenciadas no país.
O anuncio foi feito hoje pelo director de Serviços de doenças Negligenciadas e Não Negligenciadas, Cristóvão Manjuba durante um encontro de sensibilização e mobilização sobre as doenças tropicas negligenciadas, organizado pela Câmara Municipal de Bissau, em parceria com o Ministério da Saúde Pública.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Baltazar Alves Cardoso reiterou o seu empenho na remoção de lixos na cidade de Bissau, como forma de contribuir para a redução das referidas doenças.
Baltazar Cardoso pediu a colaboração de todos no sentido de livrarem-se das águas paradas nos arredores das suas habitações e manter a higiene e o saneamento nos bairros.
“O lixo e águas paradas são maiores causadores de mosquitos que transmitem para as pessoas várias doenças entre os quais o paludismo, dengue e doenças tropicais”, alertou.
O director de Serviços de doenças Negligenciadas e Não Negligenciadas, Cristóvão Manjuba disse que a campanha vai envolver mais instituições, para além da Câmara Municipal de Bissau enquanto entidade responsável pelo saneamento da cidade.
Cristóvão Manjuba relacionou a má informação junto das comunidades como um dos motivos para o insucesso da campanha de distribuição de medicamentos preventivo das doenças tropicas negligenciadas do ano passado.
Por isso pede a colaboração dos órgãos de comunicação social na divulgação de mensagem de esclarecimento sobre os efeitos dos medicamentos para que o país possa acabar com essas doenças.
Filomeno Fonseca, da equipa de doenças tropicais negligenciadas do Ministério da Saúde Pública salientou que as doenças mais frequentes são oncocercose.
Apelou a colaboração da população guineense no decurso da próxima campanha para se prevenir dessas doenças.
ANG/LPG/ÂC/JAM/SG