Bissau, 20 Jul 17 (ANG) - O novo Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA) de Buba, Sul da Guiné, abriu as suas portas para inscrição de alunos até ao dia 30 de agosto, refere um comunicado da União Europeia enviado à Agência de Notícias da Guiné-ANG.
“Os alunos formados no CEFA, para além da formação especializada em agricultura, terão formação com equivalência ao 12º ano, pois beneficiarão igualmente de aulas do currículo secundário oficial, lê-se no comunicado.
Para incentivar o auto emprego, acrescenta, no final da formação, os melhores alunos receberão assistência técnica e financeira do UE-ACTIVA para a implementação de pequenos projetos agrícolas.
“O novo Centro visa contribuir para o aumento da capacidade de produção agrícola em qualidade, volume e diversidade, facilitando a transição de uma agricultura de subsistência para uma agricultura de rendimento ou até mesmo empresarial, refere o comunicado.
O documento ainda refere que , o Centro formará jovens empreendedores que tenham finalizado o 9º ano, disponibilizando laboratórios de química, biologia e geologia, salas de informática, campos agrícolas experimentais e tratores e materiais agrícolas que poderão garantir uma forte componente prática ao curso.
O CEFA é promovido pelo Programa UE-ACTIVA, Eixo 3 - Intensificação e Valorização da Agricultura, sendo financiado pela União Europeia e co-financiado e administrado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com a Caritas Guiné-Bissau.
As inscrições podem ser feitas nas escolas católicas espalhadas pelo país.
ANG/SG