terça-feira, 25 de julho de 2017

GOVERNO GUINEENSE ASSINA ACORDO DE CONSTRUÇÃO DO PORTO DE ALTO BANDIM COM A CHINA

O Governo da Guiné-Bissau através do ministério das Pescas, assinou esta terça-feira, 25 de Julho 2017, acordo da implementação da segunda fase do Projeto de Apoio à Construção do Porto de pesca de Alto Bandim, com o governo da China por meio da sua Embaixada em Bissau.
 
O referido acordo da construção do Porto Alto Bandim inscreve-se no quadro da cooperação técnica entre a China e a Guiné-Bissau. A obra é orçada em 26 milhões de dólares norte-americanos, a executar em dois anos.
 
O “quebra-mar” que vai permitir a dragagem das pirogas que será construída no Porto de Alto Bandim, terá comprimento de 80 metros e uma rampa de 30 metros, um ponte flutuante que irá ajudar na operacionalização do porto, tanto na maré baixa como cheia, servindo assim para dragagem dos navios e fins turísticos.
 
Depois da cerimônia de assinatura, o Ministro das Pescas, Orlando Mendes Viegas, disse que o acordo rubricado traduz a solidariedade do povo chinês para com o povo guineense.
 
“Enquanto ministro das Pescas, farei tudo no sentido de poder proporcionar aquilo de que o povo precisa e necessita. Com a construção da infraestrutura que teremos dentro de dois anos, demostra que vamos ter melhoria sustentável a nível da nossa pesca artesanal e o montante do projeto, revela o papel e o valor que a China dá no setor da pesca”, notou Mendes Viegas.
 
O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, assegurou que as autoridades chinesas estão disponíveis a apoiar o Estado guineense em desenvolver setores chaves da economia, designadamente os da pesca e agricultura.
“A melhor forma de ajudar alguém é ensinar-lhe a pescar do que dar o peixe”, realçou Jin Hong Jun.
 
Por: Aguinaldo Ampa