Radio Sol Mansi, 14 Jul 2017 - O encarregado adjunto do Matadouro Municipal reconheceu esta semana que durante a época chuvosa encontram muitas dificuldades em termos de drenagem das águas de chuva.
Apesar disso, Carlos Najack afirmou que as instalações onde se efectuam o abate dos animais, principalmente vacas, é totalmente limpo, conforme constatou a nossa reportagem.
«Situação de higiene de matadouro é igual, sempre existe lugares limpos e outros sujos. Na época chuvosa realmente encontramos algumas dificuldades para drenar as águas de chuva que saem de Chão de Papel para essa zona. As águas ficam estagnadas a frente do matadouro devido as bostas de vacas que bloqueiam essas águas».
Por outro lado, confirmou que os animais abatidos neste estabelecimento contam com a inspecção dos serviços veterinários, tendo adiantado que, “ todos os animais abatidos aqui são inspeccionados por esse serviço. Algumas vezes encontramos carnes em más condições que de imediato são queimados e os que estão em boas condições têm sempre carimbo da inspecção de veterinária”.
Aconselhou no entanto, aos consumidores a evitarem comprar carnes sem carimbo da inspecção, não porque não está em boas condições, mas por acarretar certas dúvidas.
De referir que a Rádio Sol Mansi constatou que a frente do serviço de matadouro não se consegue colocar os pés por causa do lamaçal provocado pela correntes de agua, característico da época chuvosa.
Por: Nautaran Marcos Có