Por: Braima Injai, via facbook, obrigado por ter colocado perguntas pertinentes que merecem respostas.
Estou pensar nos Partidos Políticos da Guiné Bissau. Sou militante do Pai desde 1979/1980 , antes militante da JAAC , Liceu Nacional , agora continuo a ser , ...sem ser militante no ativo e continuo a seguir os passos a situação política e dos partidos políticos na Guiné. Depois de um só partido ,O PAIGC , agora temos mais de 35/40 Partidos e todos querem ganhar eleições , fazendo política ,para governar ,administrar e gerir o país de uma forma honesta, correcta , sem paternalismo , sem os ismos ,como dizia alguém.
A minha pergunta para este post é : como se financia esses partidos e como são geridos dia a dia e com que meios financeiros? Depois da abertura política , lembro me muito bem , após concluir os meus estudos ,acompanhei o meu irmão Canjura, para uma reunião da Frente Democrática . Fiquei impressionado ,como funcionava as bases do partido.
Todos os presentes ,ou militantes deste partido em vez de perguntarem como podiam ajudar o partido ( pagamentos de quotas ou doações) , perguntavam o que é que partido ,lhes ia dar para manterem fiéis aos programas e princípios do mesmo . Agora voltando aos partidos com maior dimensão ,com maior número de militantes e simpatizantes , o PAIGC e PRS, como e quem os financia ? Quem são os militantes que pagam as quotas regulares e quantos são ? Quem controla as contas dos partidos ? Tribunal de contas ? Donde vem as doações para assegurar o funcionamento normal dos mesmos ? Eu sei e vocês sabem , como se auto financia os partidos a orla do governo ? Os contributos dos deputados quanto é em percentagem para os respectivos partidos ? Como são cobrados as quotas ,de forma voluntária ou coercivas aos militantes?
Sou sócio de SCP, se não pagar quotas a dias ,recebo mensagens todos os meses para me lembrarem que estou em dívida com o clube. Antes de cobrar voluntariamente ,deve se proceder recenseamento sem dúvida ,via internet ,via deslocação, porta a porta , para a respectiva inscrição e para obter cartão de militante. Haverá escalonamento de pagamento das quotas consoante os rendimentos ? Os reformados devem pagar ,e antigos combatentes devem pagar ? Quero com isso , mostrar ,que os partidos não devem apoderar os bens do estado para as suas campanhas nas eleições ,porque seria injusto , iniciar as campanhas com meios do estado.
Ao meu partido , quero dizer , deve se modernizar quanto antes , ser independente, ter a sua autonomia financeira e mais não depender de um patrão para financiar tudo. Quando temos um patrão que financia tudo ,um dia vai aspirar mandar em tudo. Devemos pedagogicamente incluir o pagamentos das quotas como uma norma básica , fundamental e para os próximos anos ,se não estaremos adiar questões inadiáveis. Partidos com assento parlamentar tem orçamento assegurado pelo estado ? Se são financiados quanto é? O líder do maior partido da oposição deve ter um salário a nível do estado ? Muitas perguntas ,mais para hoje ,chega. Bem haja ,e que Deus ilumine os querem bem da GB