A Imprensa Nacional da Guiné-Bissau – ‘INACEP’ doou esta quarta-feira, 05 de julho 2017, livros para algumas escolas e instituições nacionais. O gesto é intitulado de “doação de livros INACEP’2017ˮ.
A iniciativa da entrega dos livros teve lugar nas instalações da INACEP, em Bissau e contou com a colaboração da Imprensa Nacional Casa Moeda de Portugal (INCM).
Em representação do ministro da Educação, Iracema do Rosário recomendou aos guineenses para que tenham a “cultura de leitura”, porque na sua opinião, a leitura faz parte do desenvolvimento humano, acrescentando que é através da leitura que se consegue ter a facilidade na escrita. Apelou a Imprensa Nacional Casa Moeda de Portugal para trazer da próxima vez livros infantis, sustentando que “do pequeno que se torce o pepino”.
O Diretor-Geral da INACEP, Fernando Gomes espelhou na ocasião que a INACEP tem como a missão fundamental a produção de bens e serviços ao serviço do Estado da Guiné-Bissau.
O Representante da Imprensa Casa Moeda, Alcides Gama assegurou que a sua instituição assumirá a sua responsabilidade social e apoia a cidadania.
“Temos o prazer de doar a INACEP os livros para chegar nas bibliotecas, também temos iniciativas de apoiar os diferentes níveis de instituições guineenses para que haja uma cultura de leitura nos hospitais, instituições seniores, porque, ler faz bem, e estamos disponíveis a partilhar os conhecimentos a nível tecnológico”.
Em representação do ministro da comunicação social, Mamadu Sano assegurou que a Casa Moeda ajudou no abastecimento das bibliotecas do país que, segundo disse, estão com dificuldades no domínio da literatura.
“É através de ler que podemos formar homens com opiniões e capazes de contribuir no exercício da cidadania, citando na passagem Amílcar Cabral, para quem a “educação é a principal arma de libertação e a base de poder do povo, aqueles que sabem ensinar os que não sabem para preparar um homem novo”.
Por: Noemi Nhanguan
Foto: Aguinaldo Ampa