quarta-feira, 30 de julho de 2014

EBOLA: CARNE DE CAÇA, O GOSTO DO RISCO


Sur les marchés, singes et antilopes sont toujours recherchés par les amateurs.
Potencial vetor do temido vírus Ebola, carne de caça foi proibida em países afectados pela epidemia.  Uma medida que não impede alguns consumidores.

Não comam a carne de macaco nem carne de babuino." advertem os três músicos liberianos, D12, Shadow e Kuzzy of 2 Kings. 

Macaco, morcego, cutia/cotia, rato, ouriço, pangolín ou gato-de-algália (gato lagário)... a  carne de caça é bastante  apreciada  na África Ocidental e Central, mas o seu consumo  tornou-se  em poucos meses, um pesadelo para as  autoridades sanitárias.  E por uma boa razão: Segundo os cientistas, alguns desses animais - em primeiro lugar os morcegos - são um reservatório conhecido do vírus Ebola . São Eles que, em seguida  transmitem o vírus ao homem.

"Dentro da população humana, o vírus é transmitido pelo contato direto com fluidos corporais como saliva, suor, sangue ou sémen, disse Eric Leroy, um especialista em doenças infecciosas do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento e Diretor do Centro Internacional de Pesquisa Médica, em Franceville, Gabão. Entre homem e animal, o modo de transmissão é o mesmo. Quando se trata de animais caçados, cortar carne representa um perigo, porque há um contacto direto com os órgãos e sangue. " Leia em Francês - Jeuneafrique.com