sexta-feira, 25 de julho de 2014

GUINÉ CONAKRY: OMS INAUGURA CENTRO DE COORDENAÇÃO DE COMBATE À ÉBOLA


Genebra, - O director sub-regional da OMS para África, Luís Sambo, inaugurou nesta sexta-feira um centro de coordenação para o combate a epidemia do vírus Ébola na capital da Guiné Conakry, que abrangerá a Libéria e Serra Leoa.

"O Centro vai permitir o monitoramento em tempo real das actividades para combater a epidemia, numa colaboração com as comissões nacionais e equipas implantadas no terreno", disse Luís Sambo, citado num comunicado divulgado nesta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 A criação do centro foi solicitada por ministros da Saúde de 11 países africanos numa reunião de emergência convocada pela OMS em Accra, Ghana, nos dias 02 e 03 de Julho, visando fazer face à doença que, desde a eclosão, já causou pelo menos 660 mortes, tendo sido notificados 1100 casos.

Entre os dias 18 e 20 de Julho a epidemia matou 28 pessoas (13 na Serra Leoa, 11 na Libéria, e quatro na Guiné Conakry), segundo indica o mais recente balanço hoje divulgado.
Este vírus da família dos filovíruos é transmitido pelo contacto directo com o sangue, fluídos corporais, tecidos humanos ou animais infectados.

Não há vacina contra a febre causada pelo Ébola, que se manifesta por hemorragias, vómitos e diarreias.

Segundo a nota, além da OMS, também vão trabalhar no centro as autoridades de saúde dos três países da África Ocidental, a organização Médicos Sem Fronteira, Cruz Vermelha, o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, e a Rede Mundial de Alerta e de Resposta a Surtos de Doença.


"A grande extensão geográfica do surto exige enorme e robusta capacidade de resposta e estruturas. Como este é o primeiro grande surto do Ébola na África Ocidental, os países afectados têm de ampliar seus sistemas de preparação e resposta às epidemias", justifica a OMS. Fonte: Lusa/Angop