quinta-feira, 31 de julho de 2014

JULGAMENTO DE FILHO DE EX-PRESIDENTE SENEGALÊS ARRANCA NO SENEGAL


Dakar, Senegal  - O julgamento de Karim Wade, filho do ex-Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, arranca nesta quinta-feira em Dakar, soube a PANA de fontes judiciais.

Ex-ministro senegalês da Cooperação Internacional, Transportes e Infraestruturas (entre 2009 e 2012), Karim Wade está a contas com a Justiça  por "enriquecimento ilícito".

Entre outras acusações, Karim deve justificar a origem de 117 biliões de francos CFA (quase 239 milhões de dólares americanos) descobertos na sua posse, segundo inquéritos do Tribunal de Repressão do Enriquecimento Ilícito (TREI).

Neste julgamento estarão presentes 77 testemunhas, lesados e cerca de 30 advogados mobilizados para defender respetivamente cada parte.

Denunciando falhas na organização deste processo, a Organização não Governamental  "Encontro Africano para a Defesa dos Direitos Humanos (RADDHO)" convidou o Estado do Senegal a respeitar os princípios que garantem o direito a um julgamento equitativo.

Porém, o ministro senegalês da Justiça, Sidiki Kaba, garantiu que o Estado do Senegal vai tomar todas as disposições possíveis para "um julgamento justo e equitativo".

Karim Wade está detido desde abril de 2013 na Prisão de Rebeuss, na capital senegalesa, Dakar.

Com este julgamento, a Justiça senegalesa procura saber como o réu conseguiu, em tão pouco tempo, adquirir uma tão avultada soma de dinheiro. Fonte: Aqui