sexta-feira, 25 de julho de 2014

PORTO DE BISSAU PARCIALMENTE PARALISADO DEVIDO A AVARIA DE UM NAVIO


As operações no principal porto comercial da Guiné-Bissau estão parcialmente paralisadas há uma semana devido à avaria de um navio que está a impedir a acostagem de outras embarcações, segundo o diretor do Porto de Bissau, Félix Nandunguê. 

Um navio que se preparava para deixar o cais depois de carregar castanha de caju (principal produto de exportação da Guiné-Bissau) teve uma avaria num dos motores e está desde domingo a impedir qualquer movimento no porto, observou Nandunguê.

Dois barcos carregados com produtos alimentares e outros bens de consumo aguardam desde essa altura pela ordem de acostagem no novo cais, mas tal não é possível devido ao facto de o navio avariado estar a ocupar todo o espaço, acrescentou.

O diretor da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) referiu à agência Lusa que a solução passa por rebocar a embarcação. Um navio de pesca chinês foi chamado ao local e a operação devia ter sido realizada hoje, mas quando chegou ao cais a maré estava vazante, o que obrigou ao adiamento dos trabalhos para amanhã.

Félix Nandunguê mostra-se preocupado com a situação, que, disse, está a provocar "enormes transtornos" aos armadores e à própria empresa. O responsável frisou o facto de o "problema com o navio avariado" acontecer numa altura "de pico" das exportações da castanha de caju. O diretor receia que dentro de poucas semanas as chuvas se intensifiquem, o que poderá dificultar ainda mais as operações de carregamento da castanha.

O porto comercial de Bissau possui dois cais, mas, de acordo com o diretor da APGB, o cais novo é o único onde navios de grande porte conseguem atracar. Fonte: Aqui