sábado, 26 de julho de 2014

NIGÉRIA CONFIRMA PRIMEIRO CASO MORTAL DO VÍRUS ÉBOLA NA CIDADE DE LAGOS


Nigéria confirma primeiro caso mortal do vírus Ébola na cidade de Lagos
As autoridades nigerianas confirmaram hoje(25 Julho) o primeiro caso mortal do vírus Ébola em Lagos, a cidade mais populosa de África, ao anunciarem a morte de um cidadão liberiano que se encontrava em regime de quarentena.
“O doente foi submetido a testes médicos (…) que se revelaram positivos ao vírus Ébola”, a causa da sua morte, declarou aos ‘media’ locais o ministro da Saúde nigeriano, Onyebuchi Chukwu.
O doente, com 40 anos, chegou no domingo à capital económica nigeriana proveniente de Monróvia, via Lomé, no Togo. Foi hospitalizado após violentos vómitos e diarreias.
O liberiano foi colocado em regime de quarentena por apresentar sintomas associados ao vírus Ébola, que já vitimou mais de 600 pessoas desde o início da epidemia na África ocidental, há alguns meses, incluindo 127 na Libéria.
Segundo os novos dados divulgados na sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o balanço da epidemia de febre hemorrágica, em grande parte provocada pelo vírus Ébola, continua a agravar-se com cerca de 1.100 casos e 660 mortos, incluindo 20 casos mortais entre 18 e 10 de julho na Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa.
Ainda não existe uma vacina homologada contra o Ébola, que se manifesta por hemorragias, vómitos e diarreias.