segunda-feira, 28 de julho de 2014

CEDEAO DEBATE EM CABO VERDE IMPLEMENTAÇÃO DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE


Praia, Cabo Verde A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) promove desde segunda-feira na cidade da Praia uma reunião para a discussão do estado da implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT) nos Estados-membros e as iniciativas de financiamento para o processo que deve ser concluído até 17 de junho de 2015, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte comunitária.

O presidente da Agência Nacional das Comunicações (ANAC) de Cabo Verde, David Gomes,  disse que na reunião de dois dias será feito “o balanço do processo e discutidas outras questões como testes comuns que os países terão que fazer e tudo que está ligado a essa transição” da Televisão Analógica para a Televisão Digital Terrestre.

Promovida pela Comissão da CEDEAO para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, em parceria com o Ministério das Infraestruturas, o Ministério das Relações Exteriores e ANAC, esta reunião acontece na sequência da 12ª reunião dos Ministros da CEDEAO encarregues das Comunicações/TIC, realizada em Banjul (Gâmbia) em setembro do ano passado.  

Nesse encontro, em que Cabo Verde esteve presente, os sistemas DVB-T2 e MPEG-4 AVC foram adaptados como padrões de transmissão e de compressão para os 15 países da sub-região oeste-africana que integram a CEDEAO.

Na reunião da Praia participam, para além dos membros da comissão de acompanhamento e implementação da TDT em Cabo Verde, entidades atuantes do setor das telecomunicações/TIC e estações televisivas dos diversos países membros da CEDEAO. 

Os participantes darão o seu contributo na elaboração dos termos de referência para a identificação de reconhecidos laboratórios de certificação dos equipamentos e a definição dos próximos passos no processo de implementação da TDT na CEDEAO. 

David Gomes explicou que Cabo Verde e quase todos os países da CEDEAO estão no mesmo estágio do processo de transição da Televisão Analógica para a Televisão Digital Terrestre.

Entretanto, Cabo Verde já está na fase final da seleção do consórcio que vai trabalhar no plano comunicacional da implementação da TDT.

Ele lembrou que, em 2013, foi criada uma comissão que tem estado a trabalhar nos vários concursos públicos já realizados, sendo um deles para o consórcio.

De acordo com o presidente da ANAC, a perspetiva da agência responsável pela implementação da TDT é que, até 31 de julho corrente, seja conhecido o vencedor entre as seis propostas finais dos pré-selecionados para fornecerem os equipamentos para toda a infraestrutura.

A União Internacional das Telecomunicações (UIT), a União Africana (UA) e a CEDEAO fixaram o dia 17 de junho de 2015 para a implementação da TDT em todos os países africanos. Fonte: Aqui