sexta-feira, 18 de julho de 2014

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS RECEBEU CANDIDATO DA FRELIMO ÀS ELEIÇÕES


Filipe Nyussi em Luanda
Maputo, Moçambique – O candidato presidencial do partido no poder em Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, foi recebido quinta-feira em Luanda pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em audiência destinada a "recolher subsídios e reforçar os laços de amizade e de cooperação entre os dois países", segundo a agência AIM.

Nyusi, que visita Angola desde quarta-feira, sublinhou que a sua deslocação a este país da costa atlântica da África Austral, além de buscar inspiração, visa "reforçar os já históricos e profícuos laços de amizade e cooperação entre os dois países com história muito similar".

Moçambique e Angola, segundo a fonte, tiveram uma história similar depois da proclamação das suas independências e têm sabido ultrapassar os obstáculos rumo ao bem-estar das suas populações e criar oportunidades para o desenvolvimento.

“Os dois países têm um passado comum e sempre souberam ultrapassar os seus problemas, daí que continuamos a dizer que no nosso mandato vamos privilegiar as relações que sempre foram excelentes entre os dois países, para além de que conseguimos vencer as grandes batalhas”, disse.

Na ocasião, Filipe Nyusi ressalvou que o Governo moçambicano tem feito tudo ao seu alcance, visando restabelecer uma paz efetiva em todo o território nacional face à situação político-militar que se vive na região central do país.

“O mais importante que o Governo tem feito e nós vamos continuar a fazer é apelar aos Moçambicanos a preservarem a unidade e a coesão nacional e a confiar no nosso projeto de desenvolvimento sustentável”, disse Nyusi, sublinhando que a situação política que se vive no país é favorável ao desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Ainda na quinta-feira, Nyusi visitou o memorial do fundador da República de Angola, António Agostinho Neto, onde rendeu homenagem a este herói nacional e buscar também inspiração "para se tornar num bom dirigente caso ganhe as eleições de 15 de outubro próximo", refere a AIM.

Para além das audiências mantidas, Filipe Nyusi conferenciou também com o empresariado angolano e com os Moçambicanos residentes em Angola, a quem apresentou o seu projeto de governação "baseado na confiança, na mudança, na coesão nacional e no desenvolvimento sustentável".Fonte: Aqui

Leia também: Moçambique: MNE diz que «assassinatos políticos nunca resolvem problemas»