quarta-feira, 8 de abril de 2015

BURKINA FASO EXCLUI DIGNITÁRIOS DO REGIME DE BLAISE CAMPAORÉ

Resultado de imagem para bandeira burkina faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os deputados do Conselho Nacional de Transição (CNT), no Burkina Faso, adotaram terça-feira um novo Código Eleitoral que exclui os dignitários do antigo regime do Presidente Blaise Compaoré, destituído do poder por uma insurreição popular em outubro passado, constatou a PANA no local.

Dos 88 deputados que participaram na votação, 76 votaram a favor da adoção desta lei, enquanto 10 se opuseram.

Segundo este novo código, são inelegíveis, entre outros, "todos os membros do Governo destituído que adotaram o projeto de revisão do artigo 37 da Constituição" que causou a revolução popular em finais de outubro passado.

O documento a ser submetido à apreciação do Conselho Constitucional antes de ser promulgado autoriza igualmente "as candidaturas independentes" às próximas eleições presidenciais e legislativas que devem pôr termo à Transição.

Foi sob alta supervisão policial que os deputados votaram esta lei que claramente não agrada os dignitários do antigo regime.

Poucos antes da votação, confrontos eclodiram entre um grupo de apoiantes de Compaoré e as forças da ordem,  perto da sede do Conselho Nacional da Transição.