terça-feira, 14 de abril de 2015

BURKINA FASO:LIBERTADOS TRÊS EX-MINISTROS DE CAMPAORÉ

Resultado de imagem para Paramanga Ernest Yonli
Paramanga Ernest Yonli
Resultado de imagem para Jerôme Bougouma
Jerôme Bougouma
Jean-Bertin Ouédraogo
  
 
Ouagadougou - Três antigos ministros de Blaise Compaoré, interpelados por presumíveis desvios, foram postos em liberdade, enquanto que o quarto continua em detenção na prisão de Ouagadougou, soube-se esta terça-feira de fonte judiciária, citada pela AFP.
 
O ex-Primeiro ministro Paramanga Ernest Yonli (2000-2007), o antigo ministro da Segurança (Interior) Jerôme Bougouma e Jean-Bertin Ouédraogo (Transportes), foram libertados pela procuradoria de Ouagadougou, que se diz "incompetente", indicou uma fonte securitária.    
 
De acordo com essa instituição judicial, o seu caso "não é da nossa competência. Somos incompetentes uma vez que os assuntos concernentes aos antigos ministros devem ser tratados pelo Alto Tribunal de Justiça", confirmou um magistrado do Tribunal de Grande Instância (TGI) de Ouagadougou.
 
O Alto Tribunal de Justiça nunca retomou a sua actividade desde a deposição do antigo presidente Blaise Compaoré, derrubado em final de Outubro após 27 anos no poder, por uma inssureição popular.
 
Somente o antigo ministro das Minas Salif Kaboré foi transferido na passada sexta-feira à prisão de Ouagadougou por "desvios" e de "irregularidades" cometidos enquanto director geral da Sociedade burkinabe de electricidade (Sonabel), indicou esse magistrado, solicitanto a anonimato.  
             
As autoridades de transição, que sucederam a Blaise Compaoré, fazem da luta contra a impunidade a sua principal palavra de ordem. Elas entregarão o poder a um governo democraticamente eleito após ás eleições de Outubro. Fonte: Aqui