Abidjan - As Nações Unidas lançaram um apelo à candidatura para a primeira edição do Prémio Nelson Mandela 2015 com vista a distinguir personalidades dedicadas à promoção da reconciliação, coesão social e desenvolvimento comunitário, segundo os objectivos e os princípios desta instituição.
Segundo um comunicado, este Prémio, instituído em homenagem ao ícone mundial da luta anti-apartheid na África do Sul, que faleceu a 05 de Dezembro de 2013, aos 95 anos de idade, será concedido de cinco em cinco anos, a um homem e a uma mulher proveniente de uma região geográfica diferente para saudar a sua contribuição inestimável.
O apelo à candidatura está aberto até 18 de Maio deste ano.
O Programa Americano Washington Fellows, que traduz a vontade do Presidente americano, Barack Obama, de investir no futuro de África, foi rebaptizado Mandela Washington Fellows em Julho de 2014 em homenagem a Nelson Mandela, a favor de jovens líderes africanos.
Nelson Mandela foi primeiro o Presidente sul-africano negro (1994 a 1999) e o ícone da luta contra o regime de Apartheid na África do Sul depois de ter sido aprisionado durante 28 anos (de 1962 a 1990) por esta causa nobre.