quarta-feira, 1 de abril de 2015

MOÇAMBIQUE: CIDADE DE MAPUTO INVADIDA POR MENDIGOS E DEMENTES

Cidade de Maputo invadida por mendigos e dementes

Nos últimos tempos a cidade de Maputo tem registado um alto índice de mendicidade, porém alguns dos mendigos tem todas as condições necessárias para trabalhar.
 
Tal como acontece em muitas cidades do país, na cidade capital, Maputo, o número de mendigos continua a atingir níveis alarmantes.
 
Alguns cidadãos entrevistados afirmaram que a maioria das pessoas que padecem de doenças mentais é vítima de feitiçaria realizada por indivíduos de má-fé que decidem alterar o funcionamento psíquico de um parente porque lhe foi roubado algum bem ou porque existem problemas sociais entre os familiares.
 
Os doentes mentais quando se dirigem à rua ficam totalmente indiferentes aos acontecimentos da comunidade e das famílias.
 
mampara3
Outro fenómeno que  também virou moda em quase todos os cantos do país é o vulgo ni kombela zimola “peço” sobretudo nos grandes centros urbanos.
 
Em Maputo, as avenidas ficam repletas de gente que pede esmola. Pede-se às portas de lojas, bares, semáforos restaurantes, hotéis, igrejas, mesquitas, instituições de ensino, escritórios, entre outros.
Mas nem todos os que pedem esmola são gente que não pode fazer algo. Contudo, seja como for, ajudam a engrossar o batalhão de mendigos.
 
Embora a mendicidade seja um fenómeno que existe, na nossa sociedade, nota-se uma concentração de um certo tipo de pessoas, nomeadamente, os idosos, Jovens e crianças junto aos estabelecimentos comerciais.
 
Às sextas-feiras, os comerciantes muçulmanos dão esmola em cumprimento de um dos princípios da sua religião que é essencialmente o de dar caridade aos necessitados.
 
mampara2
Mas algo pior preocupa aos moçambicanos. É que aliado à mendicidade, constata-se, nas atitudes de alguns cidadãos, um comportamento que revela demência, sujando a imagem do país, sobretudo no que tange ao olhar dos turistas.
 
A cidade de Maputo é um dos locais em que se pode ver homens a andar pelados ou com a roupa suja e o cabelo desmazelado, muitas vezes proferindo palavras insultuosas, sem que tenham um alvo específico.
 
Por vezes, essas pessoas manifestam um comportamento violento, chegando a agredir outros cidadãos que deambulam pelas ruas da cidade. Fonte: Aqui