segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FILHO DO PRESIDENTE DA GUINÉ-CONACRI ALVO DE INQUÉRITO FINANCEIRO

 
O filho e conselheiro do Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé(na foto), está sob investigação da justiça francesa desde o final de maio, devido ao financiamento do seu estilo de vida durante as visitas a Paris, divulgou esta segunda-feira fonte judicial.
 
O inquérito preliminar foi aberto pela Procuradoria Nacional Financeira (PNF) francesa, após a queixa de uma organização não-governamental (ONG), e entregue ao Departamento Central para a Repressão da Grande Delinquência Financeira (OCRGDF), precisou a mesma fonte.
 
«Ficámos espantados com o estilo de vida» de Mohamed Alpha Condé, «que não corresponde ao seu rendimento declarado, de 800 euros mensais», explicou à AFP Grégory Mathieu, presidente da Fundação para a Democracia e a Governança, a ONG que apresentou a queixa.

A organização, sediada em Bruxelas, e que trabalha especificamente sobre a Guiné-Conacri, apresentou queixa em abril, e chamou a atenção para o facto de o filho do Presidente da Guiné-Conacri dispor de um apartamento num bairro luxuoso e de alugar carros de luxo quando se encontra na capital francesa, adiantou Mathieu. A ONG interroga-se sobre o financiamento deste estilo de vida e sobre ligações que diz existirem com empresas sediadas em França e ativas na Guiné-Conacri, no setor mineiro.
 
A AFP não obteve até agora qualquer comentário junto da embaixada da Guiné-Conacri em Paris.
 
«Se o inquérito confirmar os factos alvo da queixa, o próximo passo deverá ser a abertura de uma investigação judicial» e a designação de juízes de instrução, disseram os advogados da ONG, Ivan Terel e Patrick Klugman.
 
A Fundação para a Democracia e a Governança lembrou que a Guiné-Conacri ocupa o 145.º lugar em 174 países na classificação de 2014 sobre corrupção, da Transparency International. A Guiné-Conacri está em campanha para as presidenciais, cuja primeira volta decorre a 11 de outubro. Alpha Condé vai disputar um novo mandato. Fonte: Aqui